O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), revelou que a extrema-direita que atua nos Estados Unidos influenciou o cancelamento da reunião entre o chefe de pasta e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir o tarifaço.

Em entrevista ao programa Estúdio i, nesta segunda-feira (11), Haddad afirmou que a conversa com o Bessent em maio, realizada na Califórnia para discutir a então sobretaxa de 10%, tinha sido muito proveitosa. “Foi uma conversa muito amistosa, apesar da tarifa já estar fixada em 10% na ocasião.”

“Nós começamos as tratativas para esta reunião no dia 21 de julho, um dia depois telefonema do presidente, e aguardamos até a semana passada o e-mail marcando dia e hora da reunião, que seria na quarta-feira desta semana (13)”, continuou Haddad.

No entanto, as tratativas sofreram interferências daqueles que deviam zelar pelos interesses do país. “A militância anti-diplomática dessas forças de extrema-direita que atuam junto à Casa Branca tomaram conhecimento da minha fala, porque eu dei a público que eu ia me reunir com o Bessent na quarta-feira, e agiram junto com alguns assessores do presidente [Donald] Trump, e a reunião virtual com ele foi desmarcada e não foi remarcada até agora”, afirmou o ministro.

No e-mail, o secretário norte-americano alegou falta de agenda.

Os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), também enfrentam dificuldades para dialogar com representantes do governo norte-americano, a fim de encontrar meios de negociar as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros imposta desde a última quarta-feira (6).

“O que fica claro para nós é que a questão comercial não está em foco, não é essa questão que exigiria de parte a parte sentar à mesa para negociar”, concluiu o ministro da Fazenda.

Haddad resgatou ainda a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), radicado nos Estados Unidos, em que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que procuraria inibir contato entre os dois governos.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/08/2025