A luta anticapitalista em pauta no Grande Debate Sérgio Arouca
Debate reunirá pensadores de destaque para discutir a articulação entre a Reforma Sanitária e a construção de uma agenda anticapitalista no Brasil e na América Latina
Por Fernanda Regina da Cunha/Cebes
Um dos momentos mais aguardados do XVIII Congresso da ALAMES será o Grande Debate Sérgio Arouca – Agenda para a luta anticapitalista, que acontece na terça-feira, 6 de agosto, às 14h30, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O debate reúne vozes intelectuais e políticas de destaque na crítica ao capitalismo contemporâneo: a socióloga Sabrina Fernandes, pesquisadora e ativista ecossocialista; o filósofo Vladimir Safatle, professor da USP e referência em filosofia política e psicanálise crítica; e o historiador e dirigente político Valter Pomar, que atuará como debatedor.
Os convidados são referências do pensamento social e político brasileiro na atualidade, e a intenção é que o Grande Debate afirme caminhos para a associação entre a luta sanitária e a construção da sociedade que desejamos.
O Grande Debate também é uma homenagem a Sérgio Arouca, sanitarista e militante histórico da Reforma Sanitária Brasileira, e propõe abrir caminhos para uma reflexão profunda e estratégica sobre os desafios da luta anticapitalista na América Latina, em um contexto marcado por crises ambientais, desigualdades estruturais e avanço da extrema-direita.
A mesa será coordenada por Lenaura Lobato, professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).
Lenaura é referência na análise de políticas sociais. “Sergio Arouca foi e segue sendo nossa liderança pela transformação da saúde e da sociedade, em defesa da justiça social e da dignidade dos povos”, destaca Lenaura.
O debate terá transmissão ao vivo pelo canal do Cebes no Youtube.
Viomundo retransmitirá