6º Congresso da CTB-DF debate desenvolvimento nacional e reelege Flauzino Antunes

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Distrito Federal (CTB-DF) realizou no último sábado, 28 de junho, seu 6º Congresso Estadual, reunindo mais de 100 dirigentes sindicais, delegados e delegadas para debater os rumos da luta da classe trabalhadora no DF e no Brasil. A atividade contou com uma abertura política plural, com presença de representantes da CUT, do PSB, do PCdoB, além de dirigentes nacionais da CTB, como o vice-presidente Ubiraci Dantas de Oliveira, o Bira.

Durante o congresso, foram aprovadas as teses nacionais e estaduais, reafirmando pautas como a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o fim da escala 6×1, a defesa de um projeto de desenvolvimento nacional soberano e inclusivo, e a necessidade de derrubar as taxas de juros abusivas que travam o crescimento econômico do país.

“O ponto alto do debate foi a urgência em derrubar essas taxas de juros exorbitantes, aumentar o investimento público, atrair o investimento privado e praticar uma política nacional de desenvolvimento. Como bem disse o jornalista Sérgio Cruz, da Hora do Povo: ‘Não queremos equilíbrio fiscal a todo custo, queremos crescimento econômico a todo custo’”, destacou o vice-presidente nacional da CTB, Bira.

Ao todo, mais de 25 delegados e delegadas se pronunciaram ao longo do congresso, trazendo reivindicações por mais empregos, aumento de salários, fim da sangria dos recursos públicos para o capital especulativo, e por mais direitos e justiça social.

A plenária também elegeu a nova diretoria da CTB-DF para o próximo mandato de quatro anos. Flauzino Antunes foi reeleito presidente, tendo como vice-presidente Maria de Jesus, presidenta do SAEP (Sindicato dos Servidores da Administração Escolar Pública). A vice-presidência também será composta por Miguel Caroni, trabalhador do Metrô-DF, e João Daudegan, presidente do SINDI-PERF-A.

“Foi um congresso excelente, com ampla participação e representatividade. Saímos fortalecidos para os desafios da próxima etapa da nossa luta, com a base sindical organizada, debates qualificados e unidade em torno de um projeto popular para o DF e o Brasil”, avaliou Flauzino Antunes.

Entre os convidados políticos estiveram o chefe de gabinete da Secretaria Executiva do MDS, o presidente da ABDI Ricardo Cappelli (pré-candidato ao Governo do DF), o presidente do PSB-DF, Ricardo, Rodrigo Britto (presidente da CUT-DF), e João Vicente Goulart (presidente do PCdoB-DF), reafirmando o diálogo entre o sindicalismo e os setores progressistas do campo popular e democrático.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/06/2025