Boato – Pinguins teriam invadido o Mercado de Peixe de Ilhabela (SP) durante a onda de frio no Brasil.
Análise
Diante das fortes ondas de frio que atingiram o Brasil, especialmente o litoral paulista, diversos vídeos começaram a circular nas redes sociais. Um dos mais compartilhados mostra supostos pinguins invadindo o Mercado de Peixe de Ilhabela, buscando abrigo das baixas temperaturas. A cena logo viralizou e gerou uma série de reações na internet.
O vídeo, que aparenta ter sido gravado por um visitante do mercado, mostra dezenas de pinguins andando livremente pelo espaço, supostamente no Brasil. A publicação ainda brinca com a suposta “espécie caiçara” dos animais e alega que o frio extremo teria levado os pinguins a procurar refúgio no mercado tradicional de Ilhabela. “Mercado do Peixe em Ilhabela dá abrigo a centenas de pinguins que fogem da friacą Pinguins nitidamente da espécie “caiçara”, diz a mensagem que acompanha o vídeo.
Checagem
A mensagem tem circulado em um momento de grande repercussão sobre a queda de temperatura no Brasil, mas não procede. Para esclarecer, vamos responder três perguntas centrais: 1) Pinguins invadiram o mercado de peixe em Ilhabela? 2) Qual a verdadeira origem do vídeo? 3) Houve algum caso de pinguins em Ilhabela?
Pinguins invadiram mercado de peixe em Ilhabela por causa do frio?
Não. O vídeo que viralizou não tem qualquer relação com Ilhabela ou com o Brasil. Apesar do frio intenso, não houve invasão de pinguins no Mercado do Peixe. A cena foi tirada de contexto e associada falsamente ao litoral paulista.
Qual a origem do vídeo em questão?
O vídeo em questão já circulou em outras situações e locais. Segundo uma checagem do serviço Roya News, da Jordânia, as imagens foram gravadas em um zoológico no Japão e não têm relação com qualquer episódio recente de frio no Brasil. Inclusive, o mesmo vídeo já foi usado em fake news envolvendo outros países, como a Arábia Saudita.
Houve alguma ocorrência com pinguins em Ilhabela?
Sim, mas em outro contexto. De acordo com a CNN Brasil, pinguins foram encontrados mortos e também vivos em diversas praias do litoral paulista, incluindo Ilhabela. Os animais resgatados foram encaminhados para centros especializados como a Unidade de Estabilização de São Sebastião e o CRD (Centro de Reabilitação e Despetrolização) de Ubatuba. O Mercado do Peixe segue funcionando normalmente, conforme divulgado pelo Band Vale, que anunciou eventos no local recentemente.
Conclusão
O vídeo que mostra dezenas de pinguins no Mercado de Peixe de Ilhabela é falso. As imagens são de um zoológico no Japão e foram associadas de forma enganosa ao Brasil. Embora pinguins realmente tenham sido encontrados no litoral paulista, o episódio não tem nenhuma relação com o vídeo viral. Essa é mais uma fake news que se aproveita de situações reais para criar confusão.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)