Boato – O deputado Nikolas Ferreira se disfarçou de faxineiro em um restaurante de Curitiba e deu uma lição de vida.
Análise
Um vídeo viral começou a circular na internet afirmando que o deputado federal Nikolas Ferreira teria se disfarçado de faxineiro em um restaurante de Curitiba.
A narrativa sugere que, após interagir com clientes e funcionários do local, ele teria se revelado e passado uma mensagem inspiradora. Leia duas mensagens que circulam junto com o vídeo:
Versão 1: Nikolas Ferreira se Disfarça de Faxineiro em Restaurante – O Final Surpreendente Vai te Chocar! Versão 2: Nicolas Ferreira se disfarçou de faxineiro em um restaurante de luxo e sua Revelação deixou todos em choque
Checagem
A publicação, compartilhada em diferentes plataformas, tem características que levantam suspeitas sobre sua autenticidade. Por isso, vamos fazer a checagem respondendo o seguinte: 1) Nikolas Ferreira se disfarçou de faxineiro em restaurante de Curitiba? 2) Como o vídeo de Nikolas Ferreira se disfarçando de faxineiro em restaurante foi feito? 3) Há outros fakes similares?
Nikolas Ferreira se disfarçou de faxineiro em restaurante de Curitiba?
Não. Não há qualquer registro ou evidência de que Nikolas Ferreira tenha realizado essa ação. O vídeo que circula nas redes foi manipulado digitalmente e não possui qualquer fonte confiável que comprove a veracidade da história. Além disso, não é o perfil do deputado fazer esse tipo de “experimento social”, o que reforça a inveracidade da informação.
Como o vídeo de Nikolas Ferreira se disfarçando de faxineiro em restaurante foi feito?
O vídeo foi gerado utilizando inteligência artificial, tanto para a criação das imagens quanto para a narração. Esse tipo de conteúdo tem sido disseminado com frequência nas redes sociais para atrair cliques e engajamento. Imagens fictícias são geradas digitalmente, e uma narração artificial dá credibilidade ao material falso.
Há outros fakes similares?
Sim. Esse tipo de fake news tem sido cada vez mais comum. Já circularam histórias semelhantes envolvendo outras figuras públicas. Por exemplo, um vídeo falso afirmou que o filho do apresentador Ratinho foi expulso de um shopping e depois recebeu uma lição de vida, conforme desmentimos neste artigo.
Outro caso envolveu Elon Musk sendo insultado por um passageiro em um avião de primeira classe, como mostramos aqui. Ainda, há um vídeo falso sobre Barron Trump cedendo seu assento para Clint Eastwood, desmentido neste link. O caso de Nikolas Ferreira segue o mesmo padrão dessas histórias forjadas.
Conclusão
A história de que Nikolas Ferreira se disfarçou de faxineiro em um restaurante de Curitiba é falsa. O vídeo foi gerado por inteligência artificial, sem qualquer relação com a realidade. Além disso, essa não é a primeira vez que esse tipo de conteúdo enganoso circula na internet. O caso segue um padrão de vídeos falsos que utilizam IA para criar narrativas fictícias e engajar o público.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)