Mauro Cid ficou nervoso durante audiência com Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

O tenente-coronel Mauro Cid ficou nervoso, tremeu e precisou usar um lenço para secar o suor durante audiência com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro passado. Ele ficou frente a frente com o magistrado na ocasião.

O vídeo da audiência, liberado por Moraes nesta quinta (20), mostra que o militar estava desconfortável e com as mãos trêmulas. Ele chega a brincar com o lenço, fazendo dobras no tecido, e mexer na base do microfone enquanto o magistrado fala.

O militar foi convocado para a audiência após investigadores encontrarem materiais que desmentiam informações prestadas por ele em depoimentos. Cid poderia ser preso e perder os benefícios do acordo de delação premiada, medidas solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ao fim do depoimento, Moraes questionou se Paulo Gonet, procurador-geral da República, ainda defendia a prisão preventiva de Cid depois dos esclarecimentos. Em resposta, ele afirmou que o tenente-coronel “demonstrou uma disposição suficiente para o esclarecimento de fatos” na audiência e afirmou que a prisão não deveria ser decretada.

O militar revelou diversos detalhes sobre a trama golpista durante a audiência, cujo vídeo foi divulgado nesta quinta (20) por ordem de Moraes. Ele afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro levou a “minuta do golpe” aos comandantes das Forças Armadas e relatou que bolsonaristas enviavam centenas de mensagens diariamente ao seu celular pedindo uma ruptura institucional.

Cid foi um dos 34 denunciados pela trama golpista na última terça (18). A PGR atribuiu a eles os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/02/2025