
Cerca de 10 banheiros químicos foram incendiados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça (9) e formaram uma coluna de fumaça preta na região. A Secretaria de Segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) informou que há suspeita de ato criminoso.
As chamas começaram por volta das 11h20, nas proximidades do Teatro Nacional, e foram rapidamente controladas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O episódio ocorreu a pouco mais de dois quilômetros do prédio do STF, que julga o “núcleo central” da trama golpista no momento.
Segundo a nota da Secretaria de Segurança, a forma como o fogo se espalhou levantou suspeitas. “Em razão da alta velocidade de propagação, suspeita-se, em análise preliminar, que o incêndio possa ter sido criminoso”, disse o comunicado.
Ninguém se feriu com o episódio, de acordo com as autoridades, e os banheiros ficaram completamente destruídos.

O Corpo de Bombeiros apontou que as chamas queimaram por cerca de 15 minutos e que o fogo começou na parte de cima de um dos banheiros. A suspeita é que os autores do incêndio usaram gasolina, por conta da velocidade em que se espalhou.
Autoridades iniciaram a perícia no local para esclarecer as causas. A Polícia Militar também foi acionada e acompanha o caso, mas não se pronunciou oficialmente sobre a possibilidade de ação criminosa.
Alexandre Patury, secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, esteve no local após o fim do incêndio e disse que a Polícia Civil irá verificar câmeras de vigilância na Esplanada.
Os dez banheiros químicos incendiados faziam parte da estrutura usada durante o desfile do 7 de Setembro. O evento deste ano foi realizado sob o lema “Brasil dos Brasileiros”, “Brasil do Futuro” e “COP30”, em referência à conferência climática da ONU que ocorrerá em novembro, em Belém.
Veja o incêndio:
🚨 BRASÍLIA AGORA! 🚨
A dois Km do STF, onde golpistas estão sendo julgados, um conjunto de banheiros químicos pegou fogo.
Ainda não se sabe a causa do fogo. Mas sabemos do que o bolsonarismo é capaz! pic.twitter.com/5888X5ZKzl— Raphael Sebba (@raphaelsebba) September 9, 2025