Boato – Um vídeo que circula em redes sociais mostra Lionel Messi declarando apoio ao presidente Lula para as eleições de 2026.

Análise

Nos últimos dias, um vídeo inusitado passou a circular em plataformas como TikTok, Instagram e Facebook. Nele, o jogador argentino Lionel Messi aparece falando em português (com sotaque espanhol) e declarando apoio a Lula para as eleições de 2026.

O vídeo chama a atenção por colocar Messi em uma posição incomum: a de comentar diretamente sobre a política brasileira. Com uma fala montada em tom de apelo, o material tenta passar a impressão de que o jogador estaria fazendo uma convocação de apoio ao atual presidente. Leia transcrição:

Messi: Eh, eu não sou brasileiro, mas tenho um carinho enorme pelo país e às vezes, mesmo de longe, a gente sente que precisa falar. Em 2026, eu apoio o Lula, porque sei que o Brasil merece justiça, humanidade e esperança. Então, curte, comenta e segue. De longe, de perto, vamos juntos jogar para vencer. #viralizar #bolsominion #lula se até o Messi está apoiando o Lula aqui tá esperando para apoiar também

Checagem

O conteúdo rapidamente ganhou engajamento e foi replicado em diversas páginas políticas e perfis pessoais. Porém, assim como casos similares, é fake. Para verificar o caso, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Messi declarou apoio a Lula para 2026 em vídeo nas redes sociais? 2) Como foi feito o vídeo que aponta que Messi declarou apoio a Lula? 3) Há fake news similares a esta?

Messi declarou apoio a Lula para 2026 em vídeo nas redes sociais?

Não. Lionel Messi nunca declarou apoio a Lula ou a qualquer político brasileiro. Uma busca por suas falas oficiais em entrevistas, perfis verificados e veículos de imprensa internacionais mostra que o jogador não costuma se envolver em política, especialmente em assuntos de outros países. O vídeo em questão não foi publicado em nenhuma conta oficial do atleta.

Como foi feito o vídeo que aponta que Messi declarou apoio a Lula para 2026?

O vídeo foi criado com o uso de inteligência artificial. Trata-se de uma montagem em que a voz de Messi foi clonada e inserida em um discurso falso. Esse tipo de técnica vem sendo amplamente usada para fabricar falas de personalidades em contextos políticos.

Há fake news similares a esta?

Sim. Esse boato faz parte de uma série de falsificações que associam celebridades ao apoio a Lula. Já circularam vídeos falsos envolvendo nomes como Zezé Di Camargo e Gusttavo Lima, Romário, Ronaldo Fenômeno e até influenciadores digitais como o Felca. A estratégia é sempre a mesma: usar a imagem de famosos para gerar impacto emocional e viralizar conteúdos políticos.

Conclusão

O vídeo que mostra Lionel Messi declarando apoio a Lula para as eleições de 2026 não passa de uma montagem feita por inteligência artificial. O jogador nunca se manifestou sobre política brasileira, e conteúdos semelhantes já foram criados para manipular falas de outras celebridades. Trata-se, portanto, de mais uma fake news.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 10/09/2025