Tarcísio e Malafaia. Foto: Reprodução

A reação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), viralizou em um ato bolsonarista neste domingo (7), na Avenida Paulista, durante as falas do pastor Silas Malafaia. O líder religioso, organizador da manifestação, criticou políticos da direita que tentam se apresentar como possíveis substitutos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Malafaia não poupou críticas a quem busca se colocar como herdeiro do bolsonarismo. “Tô ouvindo uma conversa por aí: Fulano é o candidato da direita no lugar do Bolsonaro. Aí o cara vai visitar o Bolsonaro, politiqueiro, que não tem moral, e sai de lá e fala pra mim: Bolsonaro falou pra mim que a esposa dele está aqui, os filhos deles estão aqui. Quem tem que falar com Bolsonaro quando ele não pode falar, são os filhos e mulher dele”, declarou.

O pastor também enviou um recado calculado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está foragido nos Estados Unidos. Segundo aliados, tratou-se de um “jogo combinado” após Eduardo declarar, que pretende ser candidato da direita caso a inelegibilidade do pai seja confirmada em 2026. Na fala, Malafaia excluiu Eduardo da lista de “interlocutores” de Bolsonaro, reforçando que apenas a esposa e os filhos próximos ao ex-presidente têm legitimidade de transmitir mensagens em seu nome.

O líder religioso ainda foi direto ao rejeitar que nomes da direita se antecipem em disputar a liderança do movimento. “Nenhum dos filhos de Bolsonaro nem ninguém da direita tem que dizer ‘se Bolsonaro não for candidato, estou aqui’. É imaturidade política”, disse. Em seguida, lembrou o exemplo de Lula em 2018: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Fernando Haddad como candidato um dia antes do prazo final de candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral. Que papo é esse de dizer que A, B ou C é candidato da direita? Calem a boca”.

Durante essas falas, Tarcísio acompanhou de perto, mantendo postura reservada diante das críticas que atingiam figuras de direita interessadas em ocupar o espaço deixado por Bolsonaro. Considerado hoje o nome mais cotado para herdar esse eleitorado, o governador tem buscado reforçar seu alinhamento com as principais pautas do bolsonarismo.

Nos últimos dias, Tarcísio intensificou articulações em Brasília em favor da anistia dos acusados pelo 8 de janeiro de 2023. A Procuradoria-Geral da República aponta o episódio como tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula, que resultou na destruição das sedes dos Três Poderes. Entre os réus estão Bolsonaro, aliados próximos e milhares de manifestantes que pediam intervenção militar.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/09/2025