Na segunda-feira (8), o presidente venezuelano Nicolás Maduro e o presidente eleito iraniano Masoud Pezeshkian reforçaram durante uma chamada telefônica seu compromisso de fortalecer a parceria estratégica de longa data entre suas nações.
O presidente Maduro também elogiou o presidente Pezeshkian pelo seu recente sucesso eleitoral.
Eles também se comprometeram a agendar uma reunião de alto nível em um futuro próximo para avançar ainda mais na cooperação e nas iniciativas de desenvolvimento colaborativo entre a Venezuela e o Irã.
“A República Bolivariana felicita o povo da República Islâmica do Irã pelo compromisso demonstrado com a democracia de seu país, expressado no segundo turno das eleições presidenciais realizadas em 5 de julho de 2024, que deu vitória a Sua Excelência Masoud Pezeshkian como o novo presidente da República Islâmica do Irã”, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, em uma declaração em sua conta no X em 6 de julho.
“A Venezuela expressa sua confiança de que a decisão tomada pelo povo iraniano contribuirá para o bem-estar dessa nação, bem como para sua consolidação como uma potência emergente do mundo multipolar em desenvolvimento”, acrescentou ele.