Fachada do STF (Supremo Tribunal Federal)
Fachada do STF (Supremo Tribunal Federal) – Reprodução/Agência Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam intervir para mediar a crise entre o governo Lula (PT) e o Congresso Nacional, causada pela suspensão do decreto que elevava as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Com informações da Folha de S.Paulo.

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU), deve liderar as negociações em busca de uma conciliação institucional. A AGU protocolou no STF, nesta terça-feira (1º), um pedido de declaração de constitucionalidade do decreto presidencial e, em caráter liminar, a suspensão dos efeitos do decreto legislativo que o anulou.

Lula se irritou com a condução do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que anunciou a votação pelas redes sociais. O gesto foi interpretado pelo Planalto como traição, embora Motta tenha negado e acusado o governo de fomentar a polarização.

Lula falando e apontando pra frente, sério, sem olhar para a câmera
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Reprodução

Apesar de haver precedentes favoráveis ao Executivo no STF, os ministros demonstram preocupação com os impactos políticos da disputa, especialmente após recentes embates envolvendo redes sociais, emendas parlamentares e investigações golpistas.

A crise se intensificou, e aliados de Lula veem no Supremo um caminho para “baixar a febre” e criar condições para negociação. Parte da articulação ocorrerá durante o Fórum de Lisboa, que reúne ministros e autoridades brasileiras em Portugal.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/07/2025