Servidor do INSS que atacou GIlmar terá que pagar R$ 30 mil de indenização

O servidor do INSS Ramos Antonio Nassif Chagas e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Foto: Reprodução

Ramos Antonio Nassif Chagas, servidor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que atacou o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi condenado a pagar R$ 30 mil de indenização. A decisão é da juíza Grace Correa Pereira, da 9ª Vara Cível de Brasília, e cabe recurso.

O ataque ocorreu no ano passado, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, o ministro aguardava o embarque em uma cafeteria quando o servidor se aproximou e disse que o Brasil estava sendo “destruído por pessoas” como ele.

O caso repercutiu nas redes sociais. Após a repercussão, Chagas pediu para ser exonerado do cargo e Gilmar acionou a Justiça contra o servidor. O magistrado alegou que o homem proferiu ofensas contra ele e contra o STF.o processo, Chagas afirmou que “agiu com cordialidade e se limitou a expressar uma crítica sobre a atuação” de uma figura pública. Ele ainda alegou que estava protegido pelo direito à liberdade de expressão quando ofendeu o magistrado.

A juíza argumentou que Chagas “exorbitou do direito de crítica”, mas queria “se enaltecer, demonstrando para terceiros sua capacidade e coragem de criticar o ministro pessoalmente e em público”. A magistrada ainda alegou que o servidor tentou “expor publicamente” o ministro.

Chagas também terá que pagar 10% de honorários advocatícios e Gilmar afirmou que vai doar o valor da indenização para a entidade Creche Casa Da Mãe Preta. O escritório Mudrovitsch Advogados, que fez a defesa do ministro, também destinará o valor à ONG.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Banco que recusou estorno de Pix não autorizado terá de indenizar cliente

Próximo Artigo

Bolsonaristas criam nova fake news sobre Pix para beneficiar criminosos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!