Senado aprova medida para garantir educação para estudantes impossibilitados de frequentar a escola

Segue para a sanção presidencial projeto de lei aprovado no Senado, nesta terça-feira (16), que garante, a estudantes do ensino básico e superior que estejam impossibilitados de frequentar as aulas, o direito a um regime escolar especial com adaptações pedagógicas. 

O projeto busca contemplar alunos com dificuldades de frequentar aulas em razão de tratamento ou condição de saúde que impeça seu deslocamento, além de mães lactantes e pais e mães estudantes com filhos até 3 anos de idade.

O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de maneira que o regime especial incluirá a oferta de classes hospitalares e domiciliares durante o período em que se constate a dificuldade de comparecimento dos estudantes com a necessidade comprovada. Além disso, é garantida a avaliação escolar, com as adaptações pedagógicas pertinentes.

Leia também:

A proposta foi apresentada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) e relatada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). 

Para ele, algumas situações especiais de estudantes com dificuldades ou impossibilidade de acessar os estabelecimentos de ensino já são tratadas pela legislação, mas o projeto é mais abrangente. Na visão do relator, não cabem restrições orçamentárias quando se trata da educação básica.

Com Agência Senado

(PL)

Artigo Anterior

Senado aprovou criação da Frente Parlamentar Católica no Congresso Nacional

Próximo Artigo

Isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados aprovada para eletrodomésticos em regiões afetadas por catástrofes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!