
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (13) que aceita a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo na guerra na Ucrânia. O líder russo, no entanto, ressaltou que os termos precisam ser definidos.
Durante coletiva de imprensa no Kremlin, Putin destacou que o acordo deve levar em consideração a soberania da Rússia sobre o território. “Concordamos com as propostas de cessar as hostilidades”, disse.
“Mas partimos do fato de que esse cessar-fogo deve ocorrer de tal forma que levaria a uma paz de longo prazo e eliminaria as causas originais dessa crise”, completou.
Putin ainda afirmou que irá ligar para o presidente dos EUA, Donald Trump, a fim de debater as condições do acordo.

Segundo o presidente russo, a Ucrânia poderia usar os 30 dias de paz para reorganizar tropas e treinar novas unidades.
“Como os problemas de verificação serão resolvidos? E como teremos a garantia de que nada assim vá ocorrer? A ideia em si [do cessar-fogo] é correta e certamente apoiamos, mas há perguntas que devemos discutir e pensar”, declarou.
Putin também agradeceu aos líderes mundiais pelos esforços de paz – entre eles, o Brasil.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por estar dando tanta atenção ao conflito na Ucrânia. Muitos líderes, o presidente da República Popular da China, o primeiro-ministro da Índia, os presidentes do Brasil e da África do Sul. Eles dedicaram muito tempo a essa questão. Nós todos somos gratos a eles por isso”, afirmou.
Veja os vídeos:
URGENTE: Putin diz apoiar cessar-fogo na Ucrânia, cita condições e faz agradecimento a países, entre eles o Brasil.
Presidente russo afirmou nesta quinta-feira (13/3) que deve telefonar para Donald Trump para debater as condições para a pausa no conflito.
(Tradução:… pic.twitter.com/zAiZIaWVRg
— Metrópoles (@Metropoles) March 13, 2025
URGENTE!! Putin rasga elogios a Lula em mensagem a Donald Trump!!
Ele desmascarou a armadilha de Trump contra a Rússia!pic.twitter.com/cjTv0Co8Z5
— Thiago dos Reis 🇧🇷 (@ThiagoResiste) March 13, 2025