Paulo Pimenta apresenta projeto para instituir o Dia da Amizade Brasil-Palestina

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou, nessa terça-feira (1º/7) um projeto de lei (PL 3165/2025) que propõe a instituição do Dia da Amizade Brasil-Palestina, a ser celebrado anualmente em 29 de novembro. A data coincide com o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, e visa reforçar os vínculos históricos, culturais e humanos entre os dois povos.

Presença Palestina no Brasil

De acordo com dados da obra “A Presença Árabe no Brasil” (2019), encomendada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a comunidade brasileiro-palestina é formada por pelo menos 200 mil imigrantes, refugiados e seus descendentes, podendo chegar a 411 mil em estimativas mais amplas.

“A comunidade palestina no Brasil é uma das mais significativas diásporas fora do território palestino, contribuindo para a diversidade e o desenvolvimento do país”, destacou o parlamentar no documento.

Imigração

A imigração palestina para o Brasil teve início em 1893, com famílias majoritariamente cristãs estabelecendo-se no Recife, onde hoje vivem mais de 8 mil palestinos e descendentes – a maior concentração em uma única cidade. Um segundo fluxo migratório ocorreu após a Nakba (1948), quando centenas de milhares de palestinos foram expulsos de suas terras.

“Diferentemente das primeiras levas, essa nova migração incluiu também palestinos muçulmanos, tornando o Brasil um dos poucos países das Américas com uma comunidade palestina majoritariamente islâmica”, explicou Pimenta.

Atualmente, a comunidade está organizada em associações em dez estados, com forte presença no Rio Grande do Sul, e é representada nacionalmente pela Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL), que completa 45 anos de atuação.

“Este projeto é um reconhecimento justo da contribuição palestina ao Brasil e um gesto de solidariedade, reforçando valores de paz e justiça”, justificou o deputado gaúcho.

O projeto ainda prevê que o Poder Público possa realizar solenidades, eventos culturais, educativos e acadêmicos para destacar a imigração palestina, suas tradições, sua arte e sua relevância econômica, social e científica.

 

Leia a íntegra do projeto:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2529914

Lorena Vale

 

Artigo Anterior

Oposição e mídia temem governo com “uniforme do embate”. Por Jeferson Miola

Próximo Artigo

Nunes propõe bônus de R$ 1 mil para guarda-civil que recuperar moto roubada em SP

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!