Amira Hassan, do Partido Trabalhista, eleita em Sheffield Central, tornou-se a primeira parlamentar do Reino Unido de origem iemenita.

Hassan, um ex-advogado e vereador, venceu o distrito eleitoral com 16.569 votos, o que equivale a uma maioria de mais de 50%. O Partido Trabalhista agora representa todos os seis assentos da cidade.

Em seu discurso de aceitação, a nova deputada prometeu usar sua plataforma para pressionar por um cessar-fogo em Gaza, o retorno de todos os reféns e o reconhecimento do Estado palestino.

“Ao longo desta campanha, falei com muitas pessoas, e muitas sentiram que suas vozes em relação ao que está acontecendo no Oriente Médio e em Gaza não estavam sendo ouvidas”, disse Hassan.

“Para essas pessoas, deixe-me assegurar que eu os ouço alto e claro. Usarei minha voz para advogar pela paz, coexistência na região, por um cessar-fogo imediato, pela libertação de reféns de todos os lados, pelo reconhecimento da Palestina”, ela acrescentou.

Seu pai e seu avô trabalhavam nas siderúrgicas de Sheffield, um fato ao qual ela aludiu durante sua campanha para defender uma transição verde “justa” na outrora próspera cidade industrial.

“Para aqueles como meu pai, um trabalhador siderúrgico, em indústrias intensivas em carbono, precisamos de uma transição justa e de qualificação para abandonar os combustíveis fósseis”, disse ela em uma declaração de campanha.

O distrito eleitoral de Sheffield Central tem sido um reduto do Partido Trabalhista há muito tempo. O ex-deputado Paul Blomfield, também trabalhista, ocupou o assento desde 2010.

A cidade é geminada com a cidade palestina de Nablus e, em 2019, tornou-se a primeira cidade do Reino Unido a reconhecer o estado da Palestina.

Apesar da vitória esmagadora do Partido Trabalhista em 5 de julho, o partido parece ter perdido votos para candidatos pró-Palestina, vários dos quais obtiveram vitórias surpreendentes nas eleições gerais da última quinta-feira.

O candidato independente Shafiq Ahmed derrotou o ex-ministro trabalhista Jon Ashworth em Leicester South na maior surpresa da noite, enquanto o veterano parlamentar trabalhista Khaled Mahmood perdeu para o independente Ayoub Khan em Birmingham Perry Barr.

Em outros lugares, Adnan Hussain venceu em Blackburn e Iqbal Hussain Mohamed ficou com a cadeira de Dewsbury e Batley.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/07/2024