O líder francês apresenta sua demissão após o triunfo do espectro político de esquerda

O primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, anunciou que apresentará sua renúncia ao presidente Emmanuel Macron na segunda-feira, após a vitória da oposição de esquerda nas eleições legislativas antecipadas.

O chefe do governo de centro-direita destacou que continuará no cargo “enquanto o dever assim exigir”, especialmente porque nenhum bloco político conseguiu a maioria absoluta.

A coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP) está na liderança, segundo as primeiras projeções. O NFP obteria entre 172 e 215 dos 577 assentos da Assembleia Nacional, seguido pela aliança governista com 150 a 180, e o partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN) e seus aliados com 115 a 155, segundo quatro projeções diferentes.

Os franceses rejeitaram o “pior cenário possível”, comemorou o líder esquerdista Jean-Luc Mélenchon. “Nosso povo rejeitou claramente o pior cenário possível”, declarou Mélenchon, para quem a NFP, que não tem maioria absoluta, deve “governar”.

(Com informações da Agência Francesa de Notícias).

Artigo Anterior

Jornalistas são agredidos verbalmente em encontro político em Santa Catarina

Próximo Artigo

Em uma virada inesperada, a coalizão de esquerda conquista a vitória no segundo turno das eleições legislativas francesas.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!