Os primeiros resultados do segundo turno das eleições legislativas na França indicam vitória da aliança Nova Frente Popular (NFP), formada pela esquerda, contrariando as projeções que colocavam a extrema direita como favorita no pleito. 

De acordo com as estimativas, a NFP, composta pelos quatro maiores partidos da esquerda francesa, deve conquistar entre 172 e 192 assentos no parlamento. Em seguida, a coalizão de centro-direita tende a obter entre 150 e 170 cadeiras. Por fim, a extrema-direita fica em terceiro lugar, com 132 até 152 cadeiras. As projeções são do Instituto Ipsos Talan. 

As eleições foram convocadas pelo presidente Emmanuel Macron, em 9 de junho, que teve a extrema-direita como vitoriosa nas eleições europeias. O presidente não tinha a obrigação de antecipar as eleições, mas tentou reunir o país contra os ultranacionalistas. 

O pleito teve ampla participação popular: 65% dos eleitores, o que representa quase 50 milhões de eleitores, compareceram nas urnas para escolher os deputados da Assembleia Nacional, ainda que o voto na França não seja obrigatório. 

LEIA TAMBÉM:

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 07/07/2024