Mulheres sindicalistas celebram força e liderança de Rosa de Souza na CTB-BA

A CTB e o movimento sindical receberam homenagem na celebração da presidenta Rosa de Souza, realizada pelo Fórum Nacional de Mulheres Negras na Bahia. O ato ocorreu no Armazém do Campo, espaço do MST no Pelourinho, no sábado (27). A cerimônia fazia parte das comemorações do 25 de Julho, que celebra o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

“Prestigiamos várias mulheres pelo papel que jogam na sociedade, ajudando a luta das mulheres, especialmente da população negra. É um ato importante do movimento de mulheres negras para celebrar suas protagonistas na história da humanidade. Homenageamos Rosa pelos seus serviços prestados à militância, à luta e ao desenvolvimento das mulheres negras”, disse Ubiraci Matildes, ex-dirigente sindical do Sindsaúde Bahia e integrante do Fórum no estado.

Rosa expressou sua emoção e agradeceu, destacando a importância de seu pai, Washington de Souza, e sua mãe, Maria Lourdes de Souza. “Eles sempre foram exemplo para nossa família. Minha mãe era observadora e firme na condução da família, uma vez que meu pai atuava. Ele liderou várias lutas e ajudou diversas categorias a se organizarem, nos estimulando. Fico feliz em receber essa homenagem de Ubiraci, uma referência quando atuava no Sindsaúde e no movimento de mulheres. Parabéns ao Fórum pelo trabalho que realiza. A CTB está firme contra o racismo e o machismo, ao lado das trabalhadoras e das mulheres negras”, enfatizou.

Nancy Andrade, dirigente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, recebeu a honraria representando a deputada estadual Olívia Santana. “É muito importante vermos iniciativas como essa para valorizar a luta das mulheres negras na sociedade. Temos que combater cotidianamente o racismo e o machismo, que impedem as mulheres negras de terem uma vida mais digna. É gratificante representar uma parlamentar como Olívia Santana, por sua trajetória vitoriosa e sempre ao lado das pessoas que mais precisam”, destacou.

Além disso, outras homenageadas incluíam a secretária Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial), representada por sua assessora Lara Carina; Professora Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia; e Sirlene Assis, ex-ouvidora da Defensoria Pública da Bahia. Marcaram presença, também, o secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Jerônimo Silva Jr., e a dirigente da APLB-Sindicato, Marilene Betros.

Artigo Anterior

Taxa de juros influi decisões de investimento em inovação industrial

Próximo Artigo

Luta por hegemonia no ensino do espanhol no Brasil

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!