Da Página do MST
Entre os dias 9 a 11 de julho, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizará uma Plenária Nacional das Pré-candidaturas do movimento, reunindo pré-candidatos e pré-candidatas que pretendem disputar as eleições municipais deste segundo semestre.
O encontro ocorrerá na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), e terá a presença de Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Paula Coradi, presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e Walter Sorrentino, vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
A ideia é organizar as candidaturas de assentados, acampados e aliados do movimento, que estarão concorrendo as eleições em 24 estados e no Distrito Federal, para que estejam cientes da conjuntura agrária da classe trabalhadora, e que possam levar à cabo os desafios apontados a partir desse campo, compactuando um compromisso com a reforma agrária do país.
João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST, conta que é a primeira vez que o movimento se organiza com esta finalidade de forma estratégica e massiva. “Somando membros do MST e aliados da causa, o movimento terá entre 500 e 700 pré-candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito em 2024”, estima o dirigente.
Durante o encontro serão abordados eixos de diálogo sobre a luta pela terra, preservação ambiental e a produção de alimentos saudáveis.
*Editado por Ana Luiza Silva