Na última segunda-feira (30), o Brasil perdeu o ator Silvio Pozatto, astro da primeira versão de Pantanal (1990, TV Manchete), aos 68 anos. A causa da morte foi um infarto, segundo suspeita inicial, ainda pendente de confirmação por autópsia. Pozatto vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde recebia apoio devido ao Parkinson, doença que enfrentava há anos, mas que estava controlada.

Em Pantanal, Pozatto interpretou Rubem, papel que o consagrou e marcou a história da teledramaturgia brasileira, em uma novela que conquistou o País com sua trama envolvente e fotografias do Pantanal Matogrossense. O sucesso da produção, que rivalizou com a Globo na época, destacou o talento de Pozatto, que também atuou em novelas de sucesso como Roque Santeiro, Ti Ti Ti e Paraíso Tropical. Além da TV, ele se destacou como fotógrafo, registrando peças teatrais.

“Silvio era generoso, participativo e amava a arte. Sua perda é irreparável”, afirmou a administração do Retiro dos Artistas, que planeja uma exposição póstuma com suas fotos. A morte de Pozatto reforça o descaso com artistas no Brasil, muitos relegados à precariedade na velhice.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/07/2025