O Encontro de Lideranças Municipalistas, promovido pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT), reúne representantes de 120 municípios paranaenses para fortalecer a articulação entre os entes federados
Os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Alexandre Padilha (Saúde) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) apresentaram os resultados positivos dos principais programas sociais do Governo Lula, na área da saúde e de fortalecimento da agricultura familiar implementados pelo governo Lula, durante o Encontro de Lideranças Municipalistas do Paraná. O evento, organizado pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), reuniu prefeitos, vereadores e lideranças de 120 municípios paranaenses para fortalecer a articulação entre os entes federados, facilitando o acesso a políticas públicas.
Wellington Dias enfatizou que a sua pasta conta com mais de 40 programas para a proteção social e o desafio é “fazer chegar a toda a população, nos locais mais longínquos, esse tanto de programa”. Ele destacou o Bolsa Família como um dos responsáveis pela inclusão social e redução da pobreza no Brasil. O programa foi ampliado e agora beneficia um total de 20 milhões de lares.
Além do Bolsa Família, o ministro destacou que, em parceria com o Ministério das Comunicações, o MDS está levando internet banda larga aos municípios e localidades mais pobres do país. Ele também mencionou a ampliação do Minha Casa Minha Vida e, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa fortalecer a segurança alimentar no Brasil.
Menores níveis de pobreza e extrema pobreza
Todas essas políticas públicas, de acordo com Wellington Dias, contribuíram para que o Brasil alcançasse os menores níveis de pobreza e extrema pobreza desde o início da série histórica, em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre 2022 e 2023, 8,7 milhões de pessoas saíram da pobreza no país. “A pobreza geral recuou de 30,6% – o nível mais baixo registrado durante o governo da presidenta Dilma em 2014 – para 27,4%, conforme dados do Banco Mundial. E estamos trabalhando fortemente para reduzir esse número para menos de 25%”, afirmou o ministro.
Portanto, segundo o ministro, esses programas precisam chegar à população, e por isso, é fundamental o trabalho em conjunto com os municípios. “Precisamos nos integrar mais com nossos municípios, porque é lá onde tudo acontece”, afirmou. Nesse sentido, sugeriu organizar uma qualificação para as equipes técnicas dos municípios. Além disso, ressaltou a importância de trabalhar com lideranças e entidades de bairros, que muitas vezes têm acesso a locais e espaços onde o poder público, por si só, não consegue chegar.
Reorganização da Saúde

Em sua participação no encontro, o ministro Alexandre Padilha parabenizou a iniciativa do deputado Zeca Dirceu e enfatizou que está reorganizando o Ministério da Saúde. “Nosso time está sempre à disposição. Estamos agilizando para criar espaços específicos para acompanhar cada estado, como o Paraná, e dar mais agilidade às ações”, ressaltou. Ele também lembrou sobre o processo aberto para o recebimento de propostas para o Novo PAC Saúde, ressaltando a importância de não perder essa oportunidade.
A professora universitária de Santo Antônio da Platina, Graça Zullo destacou que acompanha o trabalho do ministro Padilha há algum tempo e faz uso da Farmácia Popular. Ela parabenizou o ministro pela ampliação do catálogo de medicamentos, especialmente no tratamento do Alzheimer e da doença de Parkinson. “Isso faz uma grande diferença para os idosos de baixa renda, que enfrentam dificuldades para obter os medicamentos. O senhor está no caminho certo, promovendo o debate e ouvindo as lideranças e protagonistas do sistema de saúde”, afirmou.
Políticas públicas devem chegar à base

O ministro Paulo Teixeira também apresentou um balanço dos programas do governo federal voltados ao fortalecimento dos produtores rurais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Desenrola Rural, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Ele destacou o Pronaf como o maior programa de apoio do governo federal à agricultura familiar. “O Pronaf combate à pobreza no campo e teve um aumento de 76% no número de operações e 134% de aumento no valor financiado”, afirmou o ministro evidenciando o impacto social significativo do programa.
Paulo Teixeira também apresentou dados sobre o Desenrola Rural, programa Desenrola Rural, que permite o refinanciamento de dívidas com descontos de até 96% para agricultores familiares. A iniciativa também facilita o acesso ao crédito rural.
Ao final de sua participação, o ministro destacou que este é o terceiro ano em que participa do diálogo com as lideranças do Paraná. “O deputado Zeca Dirceu quer democratizar as políticas públicas e levá-las aos municípios, e o presidente Lula é um municipalista, por isso fortalece as lideranças municipais. Eu estou aqui pelo terceiro ano consecutivo, trazendo as políticas do governo Lula para que cheguem ainda mais à base”, destacou.
O ministro reforçou ainda a importância de somar os esforços do governo federal e dos municípios para que o país avance não só com o crédito, mas também na regularização das dívidas, por meio do Desenrola Rural, e no fortalecimento de outros programas que beneficiam diretamente a população.
Avanço do Turismo
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também participou do encontro e elogiou a iniciativa do deputado Zeca Dirceu em promover a aproximação entre gestores locais e o governo federal. Ele destacou o potencial do Paraná, um estado exuberante, e incentivou prefeitos e prefeitas a impulsionarem o turismo em seus municípios, ressaltando que a atividade gera renda e movimenta diversos setores. Sabino apresentou dados que mostram que, desde 2023, o turismo se consolidou como um motor da economia.
“O Brasil virou a chave: com mais emprego, renda e atrativos, estamos batendo recordes consecutivos no turismo”, afirmou. Ele citou que em 2024 o Brasil atingiu um recorde no turismo doméstico, com 350 milhões de viagens realizadas no país. Além disso, o gasto médio por pessoa no verão passado aumentou de R$ 1.800 para R$ 2.500. Sabino também destacou o crescimento no transporte aéreo, com 118 milhões de passagens vendidas. Outro ponto relevante foi o aumento do turismo internacional, com quase 7 milhões de estrangeiros visitando o Brasil em 2023/2024, o maior número da história, de acordo com dados da Polícia Federal.
Agradecimentos
Organizador do Encontro de Lideranças Municipalistas do Paraná, o deputado Zeca Dirceu agradeceu a presença dos ministros e enfatizou a importância da aproximação das demandas dos municípios ao governo federal. “Esses gestores conhecem as realidades de todo o pais, e tem equipes qualificadas e sempre disponíveis para nos atender”, apontou o parlamentar.
O encontro contou ainda com a participação de representantes dos ministérios da Fazenda, da Cultura, da Agricultura e do Banco do Brasil.
Assessoria e Comunicação do deputado Zeca Dirceu