Melo reduz em 78% financiamento para projetos que buscam reparar “débito histórico” com a comunidade negra

O prefeito neopardo de Porto Alegre, João Paulo (MDB)

O prefeito de Porto Alegre, João Paulo (MDB), virou notícia no início desta semana por ter mudado de cor nesta eleição. Em 2020, ele se declarou branco à Justiça Eleitoral brasileira (mesma cor que declarou em 2018, e em 2016). Já neste ano, virou pardo. Veja abaixo.

Em 2020 (e em 2018 e em 2016), João Paulo era branco (crédito: TSE)

 

Atualmente, João Paulo é pardo (crédito: TSE)

Questionado sobre o assunto pela imprensa, o prefeito disse que “fez uma correção histórica”, seja lá o que isso quer dizer, e virou motivo de piada em Porto Alegre, como se pode ver neste vídeo.

A designação “pardo” corresponde às pessoas que possuem pais ou antepassados de diferentes etnias. Abaixo, a imagem da mãe de João Paulo, dona Maria, branca de olhos verdes.

A mãe de João Paulo (crédito: arquivo pessoal)

Não há fotos públicas do pai de João Paulo, o agricultor goiano Lázaro Melo. Se o prefeito se dispusse a publicar alguma imagem de seu genitor, saberia-se se ele possui ou não alguma ascendência negra.

Já se o prefeito não mostrar quem é seu pai e qual é sua cor, ficará difícil entender o que quer dizer a tal correção histórica. O que sabe, concretamente, é que João Paulo não tem qualquer compromisso com reparações históricas com a população negra e parda brasileira.

Tal fato se evidencia pelos recursos que o prefeito (agora) pardo destina a políticas públicas voltadas ao “povo negro” na Lei Orçamentária de Porto Alegre de 2024. Ele destinou R$ 146 mil reais à rubrica, como se vê abaixo.

crédito: Prefeitura de Porto Alegre

O valor é 78% inferior ao montante destinado às mesmas políticas em 2023, de R$ 686 mil, como se observa na Lei Orçamentária de 2023, conforme se vê no trecho abaixo.

Artigo Anterior

Ultimo dia para interpor recurso após divulgação do gabarito do 'Enem dos Concursos'; confira as etapas para agir

Próximo Artigo

Milionária fazenda de Pablo Marçal é centro de controvérsias, revela declaração ao Tribunal Superior Eleitoral

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!