
O cardiologista Roberto Kalil Filho afirmou na noite desta segunda-feira (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em plenas condições de disputar a reeleição em 2026.
“Ele [Lula] tem todas as condições de disputar uma eleição e de exercer o cargo”, disse o médico do petista em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
“O presidente é uma pessoa saudável, que se cuida, tem seus problemas de saúde, como todos nós temos, mas esse último [queda no banheiro] não foi um problema de saúde, foi acidente, então ele tem todas as condições”, acrescentou.

“Ele [Lula] faz exercício, que é o elixir da vida (…) ele é ‘viciado em exercício’. Ele acorda de madrugada para correr na esteira. Qualquer cidadão que faça isso, o estado de saúde melhora muito”, afirmou Kalil, que também é diretor do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês e professor titular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.
Em 19 de outubro de 2024, Lula sofreu um acidente doméstico no Palácio da Alvorada, em Brasília.
O petista estava sentado em um banco, para cortar as unhas dos pés, quando caiu e bateu a cabeça no banheiro. Após o acidente, o presidente foi levado para a unidade do Hospital Sírio Libanês em Brasília, onde foi atendido com emergência e liberado no mesmo dia.
No entanto, em dezembro, o petista precisou passar por uma cirurgia para drenar um hematoma, após sentir dores na região e ser submetido a um exame de imagem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Veja o vídeo:
O que o médico de Lula, Roberto Kalil Filho, pensa sobre o petista disputar as eleições presidenciais de 2026?
"Do ponto de vista médico, ele tem exames normais. Lula é um paciente que se cuida e faz exercícios, que é o elixir da vida", diz.#RodaViva pic.twitter.com/LBtnN8VGdU
— Roda Viva (@rodaviva) March 25, 2025