Júlio Bitelli, embaixador do Brasil na Argentina. Foto: Pedro França/Agência Senado

O governo Lula convocou o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Júlio Bitelli, nesta segunda-feira. A determinação ocorre após Javier Milei, mandatário de extrema-direita da Argentina, se ausentar da Cúpula do Mercosul e participar da conferência CPAC em Balneário Camboriú (SC). A informação é do jornal O Globo.

A chamada de Bitelli não tem tom de protesto como o episódio que envolveu Frederico Meyer, embaixador brasileiro em Israel, mas servirá para fazer uma consulta sobre a relação com a Argentina, segundo integrantes do Itamaraty. O representante já está em Brasília e deve retornar ao país vizinho no próximo dia 24.

A avaliação do governo é que a passagem de Milei pelo Brasil ocorreu dentro da normalidade, mas Lula e o chanceler Mauro Vieira decidiram chamar o embaixador para uma rodada de conversas mesmo assim. Bitelli deve se reunir com o próprio petista para falar sobre a gestão do argentino.

Os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Brasil, Lula. Fotos: Ammar Awad e Ueslei Marcelino/Reuters

Apesar de membros do Itamaraty negarem o tom de protesto, o chamamento ao embaixador ocorre em meio a uma crise entre os governos da Argentina e o Brasil. Recentemente, Lula afirmou que não conversaria com Milei enquanto ele não pedisse desculpas por “falar muita bobagem”.

Em resposta, Milei, que havia chamado o petista de “comunista” e “corrupto”, se recusou a pedir desculpas e voltou a atacá-lo, chamando o mandatário brasileiro de “grande dinossauro idiota”.

O mandatário argentino nunca se reuniu com o brasileiro, mas já teve dois encontros com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que também recebeu um convite formal para sua posse.

Chegamos ao Blue Sky, clique aqui.

Siga nossa nova conta no X, aqui.

Participe de nosso canal no WhatsApp, aqui.

Entre em nosso canal no Telegram, aqui.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 15/07/2024