
Nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou acordos bilaterais com o Japão durante visita oficial ao país asiático. A agenda incluiu uma reunião com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, além do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Japão.
Na ocasião, o chefe de Estado brasileiro destacou a parceria de 130 anos entre os dois países e reforçou o interesse do Brasil em ampliar a cooperação econômica, ambiental e política.
Na noite anterior, em Tóquio, Lula participou de um jantar com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako. Antes, se reuniu com representantes sindicais japoneses.
Ao longo da viagem, o presidente tem buscado estreitar os laços entre Brasil e Japão, colocando na mesa temas como o multilateralismo e medidas para enfrentar o aquecimento global. A comitiva brasileira é formada por cerca de cem integrantes, incluindo 11 ministros.
Um dos principais focos das conversas com o governo japonês foi a ampliação das exportações brasileiras, com destaque para carnes bovina e suína.
O presidente também quer retomar as negociações entre o Mercosul e o Japão, com o objetivo de avançar em um possível acordo comercial. Segundo interlocutores, o Brasil vê nas tratativas uma forma de reforçar a união aduaneira frente à postura da Argentina, que quer negociar acordos isoladamente.
Lula acaba de assinar série de acordos com o Japão. Documentos preveem cooperação no meio ambiente, na indústria e na educação.
➡ Assista ao #GloboNewsemPonto: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/QP2ktUPhan
— GloboNews (@GloboNews) March 26, 2025
Após a agenda no Japão, Lula seguirá para o Vietnã, onde encerrará sua turnê pela Ásia. Esta é a viagem mais longa do presidente em 2025 e faz parte da estratégia do governo brasileiro de fortalecer a presença internacional do país.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line