A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, criticou o ex-presidente Donald Trump em seu primeiro discurso de campanha, cerca de 24 horas após Joe Biden confirmar que não buscará a reeleição.
Biden defendeu no domingo 22 que o Partido Democrata escolha Kamala como candidata do partido para enfrentar Trump em novembro.
Em Washington, Harris relembrou sua carreira como promotora e procuradora-geral da Califórnia.
“Enfrentei predadores de todos os tipos”, declarou. “Predadores que abusaram de mulheres. Fraudadores que enganaram os consumidores. Trapaceiros que quebraram as regras para seu próprio ganho. Então, ouçam-me quando digo: conheço o tipo de Donald Trump.”
A vice-presidente afirmou ter uma visão diferente de Trump sobre o futuro do país e que o adversário representa um retrocesso.
Também no início da noite desta segunda, Biden pediu a seus apoiadores que “acolham” Kamala. “Ela é a melhor”, disse o presidente, por telefone, aos funcionários em sua sede de campanha, que agora passam a trabalhar por Harris. “Sei que a notícia de ontem é surpreendente e é difícil para vocês ouvirem, mas foi a coisa certa a fazer.”
(Matéria em atualização)