O porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, declarou que o grupo palestino “está pronto” para chegar a um cessar-fogo com Israel e interromper os combates na Faixa de Gaza.
A declaração foi dada em reação ao acordo firmado entre os israelenses e o Hezbollah que cessou os confrontos no Líbano. Zuhri afirmou que “aprecia” o direito do grupo libanês de concluir as negociações para proteger seu povo.
“O Hamas estima o direito do Líbano e do Hezbollah de buscar um acordo que proteja o povo libanês. Nós esperamos que esse acordo pavimente o caminho para o fim da guerra de genocídio contra nosso povo em Gaza”, disse o porta-voz à agência de notícias Reuters.
Há 14 meses os esforços do Egito, Catar e Turquia para intermediar um cessar-fogo duradouro em Gaza não avançam, em meio a rejeição de Israel sobre várias propostas. Os palestinos presenciaram uma única trégua – de uma semana – na guerra, no final de novembro de 2023.
Apesar das manifestações do Hamas, até o momento, o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu continua avançando com sua política de guerra em Gaza. Nas últimas horas, as Forças israelenses operaram diversos ataques no enclave.
Já no Líbano o cessar-fogo entrou em vigor às 4h no horário local e moradores do sul começaram a voltar para suas casas nesta quarta-feira. Em diversas localidades, libaneses saíram às ruas para celebrar o acordo.
Leia também: