O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030, aparece empatado numericamente com o presidente Lula (PT) na liderança das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro registra 37,6% das intenções de voto, enquanto Lula soma 33,6%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Outros nomes também aparecem no levantamento: Ciro Gomes (PDT) com 7,9%, Simone Tebet (MDB) com 7,7% e Ronaldo Caiado (União Brasil) com 3,7%. Brancos, nulos ou nenhum somam 5,8%, enquanto 3,8% dos entrevistados afirmaram não saber ou não opinaram.
Cenário sem Bolsonaro
Com Bolsonaro inelegível, o levantamento testou outros cenários com possíveis candidatos alinhados ao ex-presidente, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No cenário com Michelle, Lula lidera com 42,7%, enquanto a ex-primeira-dama aparece com 40,8%. Brancos, nulos ou nenhum somam 11,7%, e 4,9% não souberam ou não opinaram. Já contra Tarcísio, Lula tem 43,0%, e o governador aparece com 39,2%. Brancos, nulos ou nenhum são 13,4%, e 4,4% não responderam.
A pesquisa também testou Fernando Haddad (PT) como possível candidato petista no lugar de Lula. O ministro da Fazenda, porém, aparece com desempenho inferior, ficando atrás de Bolsonaro (38,3% a 14,5%) e de Michelle (27,6% a 14,9%).
O levantamento entrevistou presencialmente 2.014 pessoas entre os dias 21 e 25 de novembro, logo após o indiciamento de Bolsonaro pela Polícia Federal e a Operação Contragolpe, que prendeu militares suspeitos de planejar um golpe e a morte de Lula.
A pesquisa começou dois dias após a operação e no mesmo dia em que a PF enviou ao STF o relatório final do inquérito sobre a tentativa de golpe. Além de Bolsonaro, outras 36 pessoas foram indiciadas.