O Observatório da Branquitude lança o Glossário de Termos – Branquitude e Relações Raciais, com 39 termos técnicos sobre relações raciais e branquitude.
Glossário de Termos – Branquitude e Relações Raciais – é lançado pelo Observatório da Branquitude
O Observatório da Branquitude, uma iniciativa da sociedade civil, reuniu 39 termos técnicos mais utilizados nas discussões étnico-raciais em uma única publicação.
O Glossário de Termos – Branquitude e Relações Raciais tem o objetivo de contribuir com os estudos críticos sobre o tema, além de municiar estudantes, professores, pesquisadores e outros indivíduos interessados nas questões raciais.
Veja algumas definições contidas no Glossário de Termos – Branquitude e Relações Raciais
Antirracismo
Postura contrária ao racismo que representa um avanço tendo em vista que prevê não apenas a negação, mas também o combate ativo ao racismo em suas diversas expressões.
Branquitude
Posição ou lugar racial de privilégio em contextos sociais, econômicos e políticos, independentemente da consciência racial, visto que o indivíduo branco é frequentemente percebido como a norma universal da humanidade.
Racismo Estrutural
A concepção de estrutura social associa-se à ideia de uma sociedade organizada a partir de fundações essenciais, sistemas que regulam as relações sociais e de produção dentro dessa sociedade.
Identidade Racial
Entende-se por identidade racial a percepção social das características raciais ou étnicas de um indivíduo e como essa percepção influencia sua subjetivação, interação e posição na sociedade.
Racismo Institucional
Sob a compreensão de instituições como o acúmulo das normas, padrões e técnicas de controle que condicionam o comportamento dos indivíduos, o racismo institucional refere-se à perpetuação do racismo dentro do âmbito das instituições e organizações da sociedade.
Leia a obra completa no site do Observatório da Branquitude.
Com informações da Assessoria de Imprensa.