Sede do Google na Califórnia (EUA). Foto: Reprodução

O Google afirmou que desativou seu sistema de alerta de terremotos no Brasil após um alarme falso na madrugada desta sexta (14). Usuários de aparelhos Android que vivem em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro receberam o comunicado.

A empresa ainda pediu desculpas e afirmou que está investigando o caso. “O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas”, afirmou o Google.

A big tech ainda esclareceu que a ferramenta não foi feita “para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”.

“Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, completa a empresa.

Alerta de terremoto do Google foi enviado por volta das 2h desta sexta (14). Foto: Reprodução

O Sistema de Alertas de Terremotos do Android usa os próprios celulares dos usuários para detectar tremores e enviar os alertas. Usuários já receberam um aviso legítimo do Google, em 2023, quando foram sentidos tremores na Baixada Santista e em cidades do Vale do Ribeira, em São Paulo.

A detecção é feita por meio de acelerômetros, chips que detectam vibrações e velocidade, que enviam um aviso diretamente ao servidor do Google com a localização aproximada de onde teria acontecido o fenômeno.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/02/2025