Uma coluna de fumaça preta chamou a atenção de quem passava pela região da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira 9. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), um banheiro químico foi incendiado. Não há registro de feridos.

Até a publicação deste texto, a Polícia não tinha informações detalhadas sobre a origem do fogo, que teria começado por volta das 11h30. O incêndio foi controlado minutos depois. Os bombeiros também não confirmaram detalhes do episódio.

Sabe-se, porém, que o banheiro químico incendiado estava instalado próximo ao Teatro Nacional, que fica a poucos metros do início da Esplanada. O local também é próximo – cerca de 2 quilômetros – ao Supremo Tribunal Federal, onde os ministros da Primeira Turma julgam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado.

Pessoas que acompanham o julgamento de dentro do edifício do Supremo não viam a coluna de fumaça. Apesar disso, a informação circulou durante a sessão da Primeira Turma, com fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais. Não há, por enquanto, qualquer confirmação de que o incêndio tenha sido criminoso ou que esteja relacionado ao julgamento. Convém ainda ressaltar que, até o momento, ninguém foi detido.

Os edifícios citados – o Teatro, a sede do STF e as sedes dos ministérios, que ficam na Esplanada – integram o conjunto arquitetônico do Eixo Monumental, uma via de 16 quilômetros que equivale ao “corpo avião”, no projeto de Lúcio Costa para o plano piloto da capital federal. Toda essa região, desde a semana passada, tem policiamento reforçado, motivado pelo início do julgamento da trama golpista e pelas celebrações do 7 de Setembro, realizadas pelo Poder Público no último domingo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/09/2025