Boato – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está em pânico e fingiu um ataque contra si próprio às vésperas das eleições no país em 2024.

Análise

As eleições na Venezuela e uma iminente (pelo menos de acordo com pesquisas eleitorais) derrota do atual presidente, Nicolás Maduro, está agitando o cenário político internacional. Neste contexto, um vídeo está viralizando na internet.

Junto com a denúncia de que Maduro teria fingido um atentado contra ele, o vídeo mostra o momento de um comício em que o presidente da Venezuela é atacado por drones e, supostamente, eles teriam sido acionados pela pessoa que estava ao seu lado no palco. Leia algumas das mensagens que circulam na internet:

Versão 1: Desesperado, Maduro fingiu atentado! Versão 2: Fingimento de atentado. Ah Maduro, só se superando. Versão 3: URGENTE: Maduro fingiu atentado contra si próprio no desespero da derrota.

Checagem

Assim como em outros casos relacionados às eleições na Venezuela, a história não demorou a se espalhar na internet. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Nicolás Maduro fingiu ou sofreu algum atentado durante as eleições de 2024 na Venezuela? 2) Qual é o contexto do vídeo que está sendo compartilhado na internet? 3) Na época, Maduro fez alguma fingimento de atentado?

Nicolás Maduro fingiu ou sofreu algum atentado durante as eleições de 2024 na Venezuela?

Não. Qualquer tipo de ocorrência desta natureza (seja um atentado real ou uma fingimento) viraria notícia na mídia internacional (mesmo com todas as restrições impostas na Venezuela). Porém, não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre um ataque (real ou não) a Maduro recentemente. Além disso, o vídeo não é recente.

Qual é o contexto do vídeo que está sendo compartilhado na internet?

O vídeo é de 2018. Na ocasião, houve uma tentativa de ataque contra o presidente da Venezuela durante um comício. Na época, o próprio Maduro acusou a Colômbia e os Estados Unidos de tentarem o matar (algo que não foi comprovado). Foi neste contexto que o vídeo que apontava para a “fraude” começou a circular na internet.

Na época, Maduro fez alguma fingimento de atentado?

Não. A acusação é algo natural quando falamos de fake news na internet. O vídeo pegou um frame que não comprova que tenha havido qualquer ignição de bomba pela pessoa que estava ao lado de Maduro. Para além disso, investigações apontaram que houve um ataque de verdade contra o presidente da Venezuela. Tanto houve condenados a 30 anos de prisão pela tentativa de assassinato.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que tenha havido qualquer atentado ou fingimento de atentado contra Nicolás Maduro durante o período eleitoral da Venezuela em 2024. Não há ocorrências disso, o vídeo em questão é antigo e, até mesmo na época, não há qualquer comprovação de “atentado fingido”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 27/07/2024