O governo Lula (PT) irá enviar aviões do Ministério da Defesa para ajudar no combate aos incêndios que atingem o estado de São Paulo. A decisão foi confirmada por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, ao site G1.
A ministra disse ter conversado com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), por telefone, na noite de sábado 24.
“Em mais uma emergência climática enfrentada pelo país, o momento novamente requer solidariedade, concentração e preparo para responder adequadamente aos seus impactos”, disse ela ao site.
Até aqui, 45 cidades estão em situação de emergência após avanço do fogo e da fumaça. Mais de 2 mil focos de incêndio foram identificados no estado, que montou um gabinete de crise para acompanhar a situação.
Apesar da confirmação de que o governo federal deve auxiliar no caso, ainda não há detalhes de quantas aeronaves do Ministério da Defesa serão enviadas a SP. A data da cooperação também não foi informada. A pasta também atua, neste momento, na Amazônia e no Pantanal, onde queimadas também são registradas.