O Rei Pelé tinha uma impulsão de 1,22m. Junto com o seu 1,73m ele chegava a 2,95m de altura.
Análise
A internet ajudou a fomentar discussões eternas sobre quem é ou foi melhor no futebol. Em uma geração na qual Messi e Cristiano Ronaldo ameaçam nomes como de Pelé e Maradona, um texto dos mais saudosistas brasileiros têm viralizado.
A referência para o conteúdo é um gol que Cristiano Ronaldo fez em 2013. Na ocasião, ele, de acordo com dados, teria saltado 2,93m. A partir daí, postagens apontam que isso não é nada perto do que Pelé teria feito.
Mensagens apontam que Pelé teria saltado 2,95m. Detalhe: enquanto Cristiano Ronaldo tem 1,87m, Pelé tem apenas 1,73m.
Checagem
A história, é claro, não demorou a fomentar muita gente. Porém, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo (mesmo sendo brasileiros). As perguntas a serem respondidas são as seguintes: 1) É verdade que Pelé saltou 2,95m? 2) O conteúdo apresentado é verdadeiro? 3) Quais são os dados oficiais que temos de maiores saltos da história do futebol?
É verdade que Pelé saltou 2,95m?
Não há nenhuma prova ou mesmo indício disso. Primeiro, porque as fotos que acompanham os conteúdos não são conclusivas. Em todas elas, Pelé está se apoiando em outros jogadores para subir. Mais do que isso: o nome dele como maior saltador não é citado por fontes confiáveis.
O conteúdo apresentado é verdadeiro?
Este é um ponto chave na história. As mensagens citam como fontes do conteúdo reportagens não existem. Não encontramos qualquer registro sobre o recorde de pulo do Pelé em fontes confiáveis.
Quais são os dados oficiais que temos de maiores saltos da história do futebol?
Uma estatística como de “maior pulo do futebol” é algo que não é simples de documentar. Primeiro, porque isso não é contado como “pontuação no jogo” (gol com pulo alto ou baixo vale o mesmo). Segundo, porque nem todos os eventos esportivos do mundo têm cobertura de vídeo com a qualidade suficiente para se fazer essa aferição. Terceiro, porque registros antigos podem ficar para trás. Dito isso, temos um ranking. E Pelé não está nele.
O salto de Cristiano Ronaldo de 2013 é, de fato, considerado o maior da história. A lista do top 5 é completada por Youssef En-Nesyri (2,78 m, em 2022), Bevis Mugabi (2,62 m, em 2021), Fikayo Tomori (2,61 m, em 2021) e Victor Osimhen (2,58 m, em 2023).
Fake news ❌
Apesar de Pelé ser, indiscutivelmente, uma lenda do futebol, o salto de 2,95m, assim como o rei, não passa de uma lenda. Não há registros do salto, as imagens não ajudam e não há fontes confiáveis que endossam o feito.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).