Como fazer Pix por aproximação, modalidade disponível a partir desta sexta-feira

A partir desta sexta-feira (28), as instituições financeiras passaram a oferecer a possibilidade de fazer Pix apenas por aproximação, sem que o usuário tenha de acessar a conta bancária e digitar senhas para concluir a transação financeira. 

Agora, basta encostar o celular com o aplicativo Google Pay nas máquinas de cartão que a operação será realizada por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC),sem ter de captar um QR Code ou usar a função copia e cola. 

Inicialmente, a facilidade está disponível apenas para celulares Android, uma vez que apenas o Google Pay está cadastrado no Banco Central como iniciador de pagamento, e funciona de forma semelhante aos cartões de crédito e débito por aproximação. O valor máximo de cada transação é de R$ 500.

O Banco do Brasil e o Bradesco também oferecem o Pix por aproximação por meio de uma funcionalidade dentro dos aplicativos do banco. 

Ainda não há previsão para que as carteiras digitais Apple Pay e Samsung Pay integrem o sistema do Banco Central, mas existe a expectativa de que ambas e os demais bancos que ainda não oferecem o novo meio de pagamento o façam em breve. 

Apenas em 2024, transferências por Pix aumentaram 54% e registraram recorde de transações em mais de R$ 26,4 trilhões.

LEIA TAMBÉM:

Artigo Anterior

Papa volta a ter crise respiratória e é colocado em ventilação mecânica, diz novo boletim

Próximo Artigo

Ministério da Agricultura suspende obrigatoriedade de carimbar data de validade em ovos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!