Após o anúncio do Banco Central (BC) na última quinta-feira (6) sobre as novas alterações nas normas do Pix, o presidente Lula (PT) organizou uma equipe ministerial para que uma nova crise seja evitada diante do assunto.

A princípio, os membros dessa equipe e de todo o governo devem usar seus perfis nas redes sociais para explicar exatamente como será e como funcionará com as novas regras.

Desde o anúncio da modificação, novas fake news passaram a ser espalhadas, como, por exemplo, que quem for inadimplente junto à Receita Federal terá sua chave do Pix cancelada.

Porém, o próprio Banco Central já entrou em ação para desmentir as mentiras e esclareceu que a nova instrução tem como objetivo combater fraudes, não restringir acesso.

Como solicitado por Lula, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, usou as redes sociais para compartilhar um vídeo explicando as modificações.

Assista e entenda:

Segundo Galípolo, a nova regra do sistema de pagamentos instantâneos servirá apenas para evitar fraudes, assim as instituições financeiras só deverão excluir as chaves se houver confirmação disso, como a utilização irregular de um CPF ou CNPJ.

O próprio presidente Lula deve ir às mídias sociais para falar sobre a mudança e rebater a nova onda de ataques e fake news.

Na última medida que Lula teria imposto sobre o sistema de pagamento, o governo precisou recuar devido a uma enorme série de ataques da oposição, causados por informações incorretas que viralizaram na internet.

De acordo com o último levantamento realizado pela Genial/Quaest, a polêmica sobre o PIX foi um dos principais motivos que declinou a popularidade de Lula entre a população de baixa renda.

Um dos principais fatores para essa onda de ataques foi um vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o qual já coleciona quase 330 milhões de visualizações em seu perfil oficial no Instagram.

Com o anúncio das novas modificações, Nikolas mais uma vez usou suas redes para reagir ao assunto.

*Com informações da CNN.

Leia também:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/03/2025