O Partido dos Trabalhadores escolheu nesta sexta-feira 7 o senador Humberto Costa (PE) como seu novo presidente nacional em exercício.

A mudança é necessária porque a atual presidenta da legenda, Gleisi Hoffmann, se tornará ministra do governo Lula, na chefia da Secretaria de Relações Institucionais.

Costa terá até 60 dias para convocar uma reunião do diretório nacional petista a fim de confirmar o substituto interino de Gleisi. Na sequência, a tendência é que ele cumpra um mandato-tampão até a posse do novo presidente do PT, após a eleição de julho.

Conforme o estatuto, um vice-presidente assume o partido quando o presidente se afasta. Há cinco vices: Costa, José Guimarães, Washington Quaquá, Luiz Dulci e José Geraldo.

Humberto Costa integra a corrente Construindo um Novo Brasil, a mesma de Lula, majoritária na cúpula petista. O senador poderá se apresentar como candidato para o pleito de julho, no qual também despontam Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados, e Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP).

O presidente em exercício é líder do PT no Senado e foi ministro da Saúde entre 2003 e 2005, no primeiro mandato de Lula. Também foi deputado federal, deputado estadual por Pernambuco, vereador e secretário de Saúde do Recife. Formou-se em Medicina pela UFPE e se filiou ao PT em 1980, ano de fundação da sigla.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/03/2025