Com apoio da bancada petista, Governo aprova mais dinheiro do pré-sal para habitação social

O Governo do presidente Lula obteve uma importante vitória no Plenário do Senado nesta terça-feira (1/7). Foi aprovada a medida provisória que permite o uso de recursos excedentes da exploração no pré-sal no enfrentamento das consequências de calamidades públicas e em obras de infraestrutura e habitação social.

Atualmente, os recursos do chamado Fundo Social do Pré-Sal podem ser utilizados nas áreas de educação, saúde, esporte e meio ambiente. A medida não altera qualquer limite de despesa do Governo.

“Estamos falando de um fundo e de autorizar a sua utilização para o financiamento, com aplicação reembolsável. Ou seja, os recursos vão para a economia, gerando benefícios, aquecendo a cadeia produtiva e retornando para a população”, explicou o líder do PT, Rogério Carvalho (PT-SE). O senador também ressaltou os benefícios sociais da medida, no atendimento de pessoas que tiveram suas vidas diretamente atingidas por eventos climáticos extremos.

A aprovação da alteração indica o compromisso do governo em distribuir entre as pessoas que mais precisam os benefícios dos recursos naturais do país, diferentemente do governo passado, que deixou o país endividado para ganhar a eleição.

“Distribuir esses recursos é o programa deste governo. Foi feito para governo para todos, mas antes os mais pobres que precisam ter prioridade. A diferença é gritante. Queremos que o dinheiro vá para saúde, para habitação popular”, resumiu o líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Artigo Anterior

Justiça condena a União a pagar indenização por homofobia de ministro de Bolsonaro

Próximo Artigo

Senado aprova uso do Fundo Social do Pré-Sal para habitação e reforça o caixa do governo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!