A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (9) que o governo Donald Trump está preparado até mesmo para recorrer a medidas militares em defesa do que considera a “liberdade de expressão em nível global”. A declaração foi feita em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal, em que ele e outros acusados podem pegar até 43 anos de prisão caso sejam condenados pelo conjunto de crimes ligados à tentativa de golpe de Estado.

Durante coletiva, Leavitt foi questionada pelo jornalista Michael Shellenberger, do site Public News, se Trump cogitava novas ações diante da iminência de uma condenação contra Bolsonaro, que o impediria de disputar eleições. Ela respondeu que o presidente norte-americano “não teme lançar mão de sanções econômicas ou até militares para assegurar a liberdade de expressão”, reforçando que essa é, segundo ela, “a questão mais importante do nosso tempo”.

Apesar do tom agressivo, Leavitt afirmou que, por ora, não há medidas adicionais contra o governo brasileiro. Ainda assim, a fala foi repercutida oficialmente pela Embaixada dos EUA em Brasília, ampliando o peso político do posicionamento.

O pronunciamento ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, relator no STF, votar pela condenação de Bolsonaro e de mais sete envolvidos no núcleo central da trama golpista, acusado de tentar manter o ex-presidente no poder e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/09/2025