Na última sexta-feira (29), em Brasília, foi lançado o Centro de Integração e Cooperação da Rússia e América Latina (CICRAL), capítulo Brasil. O evento foi realizado na Embaixada da Rússia no Brasil e contou com a presença do corpo diplomático russo, da Casa Russa no Brasil, de representantes da Câmara Civil da Federação Russa, Associação Internacional Alexander Pushkin, Agência para o Desenvolvimento de Cooperação Bilateral Rússia-Brasil, parlamentares, representantes de partidos políticos e professores da Universidade de Brasília.
O CICRAL-Brasil é composto por acadêmicos, professores, empresários, ativistas, políticos, funcionários públicos, artistas, jornalistas e comunicadores que trabalham para romper as barreiras linguísticas e geográficas. A diretora-geral é Luiza Calvette Costa, cientista política e mestra em Estudos Latino-americanos, e o secretário-geral é Luan Scliar, jornalista e consultor de relações institucionais. Durante o evento, ocorreu o lançamento da exposição “Mulheres na Segunda Guerra Mundial” organizada pela Câmara Civil da Federação Russa.
Fundado em 14 de fevereiro de 2024, o CICRAL já está presente em diversos países da América Latina, como a Bolívia, Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, República Dominicana, Paraguai e Peru.
O objetivo do CICRAL é consolidar vínculos formais que conduzam ações e projetos de cooperação, intercâmbio de experiências e boas práticas, promovendo relações internacionais mais equilibradas e duradouras, baseadas no respeito mútuo e na cooperação equitativa.
Relações Brasil Rússia
A organização pretende contribuir para a construção de um novo mundo multipolar, alinhado às necessidades da maioria global. A multipolaridade pode abrir novas oportunidades para os países desbloquearem seu potencial construtivo e desfrutarem de cooperação universalmente benéficas, inclusivas e justas.
Brasil e Rússia nos Brics
Para a diretora-geral do centro Luiza Calvette, o Brasil e a Rússia têm uma relação importante que abrange comércio, cooperação técnica e diálogo político, tanto em parceria bilateral quanto através do BRICS, cuja presidência brasileira se inicia em 2025:
“O Brasil cumpre papel central nas relações da América Latina com a Rússia, pela sua importância regional e presidência em 2025 do BRICS. Acreditamos que o estreitamento de relações com a Rússia, comerciais e políticas, são fundamentais para o fortalecimento do Brasil e da maioria global, essa é a missão do Cicral.”
Luiza complementa, “Queremos ampliar e fortalecer oportunidades significativas entre o Brasil e a Rússia, em cooperação de longo prazo, fortalecimento de laços culturais e educacionais, ampliação de integração comercial e fomento da inovação.” O CICRAL quer contribuir para que as atividades realizadas durante a presidência russa do BRICS tenham continuidade durante a presidência brasileira.