Inteligência brasileira acompanha movimentos americanos a menos de 48 horas da votação; fechamento das representações dos EUA aumenta tensão, enquanto investigação da PF ainda não encontra elementos que confirmem ameaça contra instalações diplomáticas
Da Redação
A menos de 48 horas da abertura das urnas, o Brasil entrou na fase mais sensível de uma operação de inteligência destinada a identificar possíveis tentativas estrangeiras de interferir no processo eleitoral. Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência acompanham movimentações envolvendo os Estados Unidos num ambiente já marcado por pressões diplomáticas, econômicas e políticas, alertas sobre operações de influência e crescente preocupação com a circulação de narrativas capazes de produzir instabilidade às vésperas da votação.
A preocupação não nasceu nesta sexta-feira, 2 de outubro, nem surgiu apenas depois que Washington decidiu suspender os serviços consulares de sua Embaixada e consulados no Brasil. Há semanas, documentos e informações produzidos pelas instituições brasileiras indicam que o risco de interferência externa passou a ser tratado como questão concreta de segurança democrática.
No fim de agosto, a Abin encaminhou ao Palácio do Planalto, ao Ministério da Justiça e ao Tribunal Superior Eleitoral um relatório em que elevava a possibilidade de influência americana nas eleições a um nível considerado crítico. A análise apontava uma tendência de intensificação da pressão dos Estados Unidos sobre o Brasil e relacionava esse movimento a uma estratégia mais ampla de Washington para reduzir a influência de potências rivais na América Latina e ampliar o controle americano, direto ou indireto, sobre ativos estratégicos, infraestrutura e recursos naturais da região.
O documento não significa que toda ação americana relacionada ao Brasil faça parte de uma operação eleitoral coordenada. Mas demonstra que a hipótese de interferência deixou de ser tratada pelas instituições brasileiras apenas como retórica de campanha.
Virou objeto de inteligência.
Agora, às vésperas da votação, esse sistema está em alerta.
O fechamento das representações americanas aumenta a tensão
O acontecimento que elevou ainda mais a atenção das autoridades brasileiras foi a decisão dos Estados Unidos de suspender os atendimentos presenciais de sua Embaixada em Brasília e dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
Washington alegou preocupações com segurança, mas não detalhou publicamente a natureza da ameaça.
A Austrália fechou sua representação diplomática em Brasília depois do comunicado americano e recomendou que seus cidadãos evitassem instalações diplomáticas dos Estados Unidos.
Em qualquer momento, uma medida dessa dimensão provocaria questionamentos. A dois dias de uma eleição presidencial cercada por acusações de interferência externa e em meio a uma das fases mais tensas das relações recentes entre Brasília e Washington, o episódio ganhou imediatamente outra dimensão política.
O Departamento de Estado americano afirma estar trabalhando com as autoridades brasileiras e não relacionou oficialmente a suspensão dos serviços à eleição.
O governo brasileiro, por sua vez, tratou a informação como ameaça potencialmente verdadeira.
A Polícia Federal iniciou diligências.
A segurança das instalações diplomáticas foi reforçada.
Foram cumpridos mandados de busca em São Paulo e no entorno do Distrito Federal.
Mas o resultado preliminar produzido pela investigação brasileira acrescentou um elemento importante ao episódio: até a tarde desta sexta-feira, a PF informou não ter encontrado elementos que confirmassem um planejamento concreto para atacar instalações diplomáticas americanas. Também não foram identificados suspeitos ligados a organizações criminosas.
Isso não significa que a investigação esteja encerrada.
Equipamentos e mídias apreendidos ainda estão sendo examinados, e informações de inteligência podem permanecer sob sigilo.
Mas existe agora uma diferença importante entre a dimensão pública da medida americana e aquilo que a investigação brasileira conseguiu confirmar até o momento.
Washington adotou uma precaução extraordinária.
A ameaça concreta que justificaria essa dimensão de resposta ainda não foi demonstrada publicamente.
É exatamente essa lacuna que as autoridades brasileiras precisam esclarecer.
A preocupação antecede a crise das embaixadas
Tratar todo esse cenário como reação improvisada ao fechamento das representações americanas seria incorreto.
O Brasil vinha se preparando para riscos de interferência externa muito antes.
A própria Abin publicou neste ano um documento sobre os desafios da inteligência brasileira em 2026 no qual coloca explicitamente a interferência externa entre as vulnerabilidades capazes de afetar a segurança e a integridade democrática.
O diagnóstico é mais amplo do que os Estados Unidos.
A inteligência brasileira trabalha com campanhas de desinformação, ataques cibernéticos, inteligência artificial, deepfakes, extremismo violento, crime organizado e atuação de atores estrangeiros como partes de um ambiente híbrido de ameaças.
Essa perspectiva é importante porque uma operação moderna de interferência eleitoral não precisa seguir o modelo clássico de uma potência estrangeira financiando clandestinamente um partido.
A arquitetura contemporânea é muito mais sofisticada.
Pressões econômicas podem produzir consequências políticas.
Sanções individuais podem atingir autoridades envolvidas no processo eleitoral.
Operações digitais podem ampliar determinados conteúdos.
Ataques cibernéticos podem comprometer serviços públicos ou produzir percepção de vulnerabilidade.
Redes coordenadas podem disseminar desinformação.
Declarações de autoridades estrangeiras podem ser transformadas em instrumentos de campanha dentro do país.
E acontecimentos verdadeiros podem ser reorganizados para construir narrativas falsas sobre fraude, violência ou ilegitimidade.
É justamente essa combinação que torna as últimas horas anteriores à eleição particularmente delicadas.
Brasil levou suas preocupações à Europa
O nível de preocupação tornou-se suficientemente elevado para que autoridades brasileiras compartilhassem suas avaliações com representantes europeus.
Em setembro, delegações francesas e alemãs estiveram em Brasília e participaram de reuniões com integrantes das instituições brasileiras.
Um relatório das reuniões obtido pela Reuters afirma que representantes da Abin disseram aos europeus ter identificado interferência tanto americana quanto russa. Segundo esse registro, a atuação atribuída aos Estados Unidos abrangeria desde instrumentos jurídicos e políticos até ações consideradas mais explícitas.
A informação precisa ser apresentada com uma ressalva fundamental: trata-se da avaliação relatada por autoridades brasileiras e registrada por participantes dessas reuniões. Não constitui, por si só, comprovação pública de cada ato de interferência atribuído a Washington.
Os Estados Unidos rejeitam as acusações de ingerência eleitoral.
Ainda assim, o simples fato de o Brasil ter levado a questão a interlocutores franceses e alemães demonstra que a preocupação ultrapassou o debate político interno e passou a integrar conversas internacionais sobre segurança eleitoral.
Uma nova frente de investigação
Nesta sexta-feira, surgiu outro elemento.
A Advocacia-Geral da União pediu que a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República investiguem informações sobre possível financiamento americano destinado a organizações brasileiras envolvidas em campanhas contra decisões do Supremo Tribunal Federal.
A iniciativa foi tomada depois da divulgação de informações segundo as quais recursos públicos americanos teriam sido direcionados a determinados grupos da sociedade civil brasileira.
A AGU considera necessário esclarecer se houve utilização de recursos estrangeiros para interferir em instituições nacionais ou no processo político brasileiro.
Mais uma vez, investigação não significa culpa comprovada.
Será necessário identificar quem recebeu recursos, por quais mecanismos, para quais projetos, sob quais regras e se houve efetivamente utilização ilícita ou eleitoral desses valores.
Mas a abertura dessa frente amplia o quadro.
O debate já não envolve apenas declarações de Trump ou avaliações abstratas sobre geopolítica.
Passa também por fluxos financeiros que poderão ser rastreados documentalmente.
Trump diz acompanhar a eleição “muito de perto”
O próprio presidente americano acrescentou combustível político ao ambiente nesta semana.
Donald Trump declarou que acompanha a eleição brasileira “muito de perto” e destacou a importância do Brasil.
Ele não anunciou formalmente apoio a um candidato.
A distinção é necessária porque parte da circulação política nas redes passou a tratar a declaração como se fosse um endosso eleitoral explícito.
Não foi.
Ao mesmo tempo, Trump já fez manifestações públicas favoráveis a Flávio Bolsonaro, e a relação de sua administração com o governo Lula atravessa forte tensão.
É essa combinação que faz com que cada declaração americana seja examinada com atenção incomum em Brasília.
Não porque uma potência estrangeira esteja proibida de acompanhar uma eleição brasileira.
Governos acompanham eleições estrangeiras permanentemente.
O limite está em outra parte: utilizar instrumentos de Estado para tentar alterar a decisão dos eleitores de outro país.
É justamente a existência ou não dessa passagem que precisa ser demonstrada por evidências.
A dimensão mais perigosa pode estar na informação
Há uma razão para PF, Abin e demais instituições prestarem atenção especial às últimas horas antes da votação.
Operações de influência possuem uma vantagem estratégica nesse período: o tempo.
Uma narrativa lançada poucas horas antes da eleição pode atingir milhões de pessoas antes que jornalistas, autoridades e plataformas consigam verificar sua origem.
Uma informação verdadeira pode ser distorcida.
Um vídeo antigo pode ser apresentado como atual.
Uma falha localizada pode ser descrita como colapso nacional.
Uma declaração estrangeira pode ser convertida em ameaça.
Um incidente de segurança pode ser transformado em narrativa de caos.
Uma imagem pode ser criada por inteligência artificial.
Um documento falso pode circular como vazamento.
É nesse ambiente que a decisão americana de suspender serviços diplomáticos precisa ser observada com atenção.
O fato é verdadeiro.
As representações suspenderam atendimentos.
A justificativa americana também é conhecida: preocupações de segurança.
O que não está demonstrado é que exista uma situação generalizada de insegurança no Brasil ou que o episódio esteja relacionado à eleição.
A PF, até o momento, não encontrou evidências de planejamento concreto de ataques às instalações americanas.
Transformar o fechamento dos consulados em prova de caos nacional seria, portanto, ultrapassar aquilo que os fatos disponíveis permitem afirmar.
Uma psyop precisa ser demonstrada, não presumida
Há setores políticos e veículos brasileiros que passaram a discutir se o episódio poderia integrar uma operação psicológica destinada a criar medo e tensão antes da eleição.
Essa hipótese merece ser investigada.
Mas precisa permanecer, neste momento, como hipótese.
Uma operação psicológica não precisa necessariamente fabricar um acontecimento. Pode explorar fatos reais, selecionar informações, controlar o momento de sua divulgação e utilizar redes de amplificação para produzir determinado efeito sobre uma população.
Demonstrar que isso aconteceu exige mais.
É preciso identificar coordenação, intenção, cadeia de comando, padrões de amplificação ou outros elementos verificáveis.
Até agora, as informações públicas não permitem afirmar que o fechamento das representações americanas tenha sido concebido pela Casa Branca como uma psyop eleitoral.
O que pode ser afirmado é que autoridades brasileiras estão preocupadas com interferência estrangeira, que essa preocupação antecede o episódio das embaixadas e que existem investigações e atividades de inteligência em andamento.
Essa diferença protege a própria investigação.
Quanto mais grave a acusação, maior precisa ser a qualidade da prova.
A soberania não pertence a um candidato
Há ainda um princípio fundamental que precisa permanecer acima da polarização eleitoral.
Interferência estrangeira não é problemática porque pode beneficiar um candidato do qual alguém discorda.
É problemática porque retira dos brasileiros o controle sobre uma decisão que lhes pertence.
Se uma potência estrangeira utilizar recursos econômicos, inteligência, financiamento clandestino, operações digitais ou instrumentos de Estado para beneficiar Flávio Bolsonaro, estará violando a soberania brasileira.
Se fizer isso para beneficiar Lula, também estará.
A proteção da eleição não pode ser transformada em instrumento partidário.
A função da PF, da Abin, do TSE e das demais instituições é garantir a integridade do processo, não determinar seu resultado.
Quem determina o resultado é o eleitor.
As horas decisivas começam agora
É justamente por isso que o período entre esta sexta-feira e o encerramento da votação no domingo exige atenção excepcional.
Não porque exista evidência de que um grande ataque esteja necessariamente prestes a acontecer.
Mas porque uma operação de influência, caso exista, tende a procurar justamente o momento em que o tempo de reação das instituições é menor e o impacto sobre o eleitor é maior.
A tarefa agora é acompanhar fatos e narrativas simultaneamente.
O que aconteceu?
Quem publicou primeiro?
Qual é a fonte?
Existe documento?
Existe confirmação independente?
Quem está amplificando?
Há comportamento coordenado?
A informação está circulando fora do Brasil?
Alguma autoridade estrangeira está legitimando a narrativa?
Existe tentativa de desacreditar antecipadamente o resultado?
Essas perguntas ajudam a separar acontecimentos políticos normais de uma possível operação coordenada.
É esse trabalho que precisa ser realizado sem paranoia, mas também sem ingenuidade.
A eleição brasileira ocorre dentro de um mundo em que informação, tecnologia, poder econômico e geopolítica já não podem ser separados com facilidade. Grandes potências dispõem de instrumentos capazes de produzir efeitos políticos muito além de suas fronteiras sem mobilizar um único soldado.
O Brasil conhece esse problema.
Por isso suas instituições estão olhando.
A Abin já havia elevado o nível de preocupação semanas atrás.
O país levou suas avaliações a parceiros europeus.
A AGU pediu investigação sobre possíveis fluxos financeiros americanos.
A Polícia Federal acompanha ameaças e realiza diligências.
E, agora, a menos de 48 horas da votação, uma medida excepcional adotada por Washington adicionou uma nova camada de tensão a um ambiente que já era considerado sensível.
Não existe, até o momento, evidência pública suficiente para transformar todos esses acontecimentos numa única operação coordenada.
Mas existe material suficiente para justificar aquilo que o Estado brasileiro está fazendo.
Investigar. Monitorar. Cruzar informações. Proteger as instituições.
Sem decidir pelo eleitor.
Porque, no fim, a questão central é muito simples.
Os Estados Unidos podem acompanhar a eleição brasileira.
A Rússia pode acompanhar.
A Europa pode acompanhar.
O mundo inteiro pode acompanhar.
Mas quem escolhe o presidente do Brasil é o povo brasileiro.