Alerta – O Rio Grande do Sul não terá enchentes em setembro de 2024 piores do que as de maio deste ano.
Análise
As enchentes históricas de maio de 2024 no Rio Grande do Sul causaram perdas de vidas humanas, perdas materiais e um medo recorrente de que isso possa se repetir no estado. Medo que está sendo fomentado por conteúdos que estão circulando na internet.
Mensagens (como um áudio gigantesco viralizado em redes sociais) têm apontado para um grande risco de o estado enfrentar uma enchente pior do que a de maio de 2024. A mensagem cobra, ainda, ações por parte do governo estadual e do governo federal. Leia:
O assunto é urgente, é grave, tem vidas em jogo, está acontecendo aqui no Rio Grande do Sul, mas diz respeito a todos nós brasileiro eu peço que tu preste bem atenção, entenda a tarefa, vidas estão em risco e dependem disso. Passe adiante esse áudio que é o primeiro de dois, o segundo eu devo enviar nas próximas horas, obrigada. Nós estamos na iminência de alto risco nos próximos dias ou horas de uma nova enchente no Rio Grande do Sul que ser igual ou pior do que a de maio. Entenda a gravidade do problema e o que tu e eu temos que fazer imediatamente.
Eu explico. Gaúchos e gaúchas de todas as querências. Tu já deve ter te dado conta que setembro está aí. E é o mês das cheias de São Miguel aqui. No ano passado apesar dos alertas a população gaúcha foi surpreendida na noite de três de setembro com uma enchente assim avassaladora no Vale Taquari antes. Em maio desse ano apesar dos alertas meteorológicos de novo a população gaúcha foi surpreendida com mais de setecentos milímetros de chuva em apenas três ou quatro dias e uma enchente muito mais uma vez a população de todo o país foi chamada a ajudar e o povo brasileiro ajudou.
Bom, entre junho de dois mil e vinte e três e maio de vinte e quatro ou seja onze meses aconteceram dez eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. E a enchente de maio escancarou a inefi Cássia do Poder Público Estadual e Federal em prevenir, evitar ou mesmo minimizar uma nova enchente extrema que de fato ocorreu em maio em cinco ondas e ainda estamos recolhendo destroços, tem milhares de pessoas ainda sem nem onde morar. Tem chovido o inverno todo, a terra está encharcada. E o que vem sendo feito até agora de concreto pelo poder público pra não haver novas enchentes aqui. Hum? Estudos. Aliás caríssimos para obras caríssimas sobre possibilidades ou não de desassoreamento e dragagens de rios. […]
Só que setembro está está chegando. É daqui oito dias Tá? E as cheias de São Miguel hum? Segundo engenheiros especialistas em hidrologia, hidráulica, geologia, geotecnia, pedologia, geomorfologia, licenciamento ambiental e agronomia com ampla experiência. Já existe a previsão de uma nova enchente de setembro que poderá Inclusive superado em maio de de dois mil e vinte e quatro. Sem que nenhuma obra efetiva de contingenciamento tenha sido concretizada. Certamente todos nós desejamos que as previsões estejam erradas mas os especialistas alertam que se chover trezentos milímetros em três ou quatro dias em setembro agora que é a média normal em choveu mais de setecentos milímetros. Se chover só trezentos milímetros será o suficiente pra termos a reprise da tragédia de maio desse ano. Além de colocar vidas em risco se isso acontecer o que restou da indústria gaúcha vai embora também.
Checagem
É claro que temos que, com certeza, monitorar os riscos de enchentes, ainda mais em áreas como o Rio Grande do Sul. Mas, o conteúdo do áudio aponta para algo que não tem comprovação. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que haverá enchentes em setembro de 2024 piores do que as de maio no Rio Grande do Sul? 2) Há alguma previsão que aponte para este cenário de enchentes no Rio Grande do Sul? 3) É possível que haja algum tipo de alagamento no estado em setembro de 2024?
É verdade que haverá enchentes em setembro de 2024 piores do que as de maio no Rio Grande do Sul?
Não há nada que aponte para isso. Infelizmente, o conteúdo que tivemos acesso nada mais é do que uma mensagem que, aparentemente, tem viés político e que aponta para situações que não estão balizadas por especialistas em meteorologia. É fato que, em setembro de 2023, houve uma grande enchente (não pior do que a maio). Mas não há previsões para isso.
Há alguma previsão que aponte para este cenário de enchentes no Rio Grande do Sul?
Como falamos, não. Neste ano, o fenômeno La Niña passa pelo Rio Grande do Sul. Na prática, isso significa tempo mais seco e temperaturas mais baixas. Isso é diferente do cenário de 2023, quando o El Niño causou chuvas mais frequentes no estado. Além disso, nenhuma previsão de institutos de meteorologia aponta para chuva recorde.
Outro ponto: ao contrário do que aponta a mensagem, uma chuva de 300mm não é a média para o mês no estado. A média é de 108mm no estado. Ou seja: nem nisso, a mensagem acerta.
É possível que haja algum tipo de alagamento no estado em setembro de 2024?
Apesar dos pesares, há sim. Alagamentos em áreas isoladas são mais complicados de se prever com antecedência. Neste sentido, o áudio acerta ao cobrar um plano eficaz de contingenciamento das chuvas.
O que não há é uma probabilidade grande de uma enchente recorde ocorrer. O evento de maio foi algo raríssimo e não há grandes chances de se repetir (pelo menos com as previsões de agora).
Conclusão
Boato sem comprovação 👎
Vamos cravar com boato sem comprovação porque as previsões meteorológicas podem mudar. Mas, até o momento, nada aponta para enchentes fortes no Rio Grande do Sul em setembro de 2024.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).