“Comemoramos 130 anos de relações diplomáticas, sustentado pelo respeito mútuo e pela colaboração contínua. Nossas trajetórias se entrelaçam e se reforçam”, afirmou presidente
Em agenda internacional de seis dias pela Ásia, o presidente Lula discursou, nesta terça-feira (25), durante jantar oferecido pelo imperador japonês, Naruhito, e pela imperatriz Masako, em Tóquio. Em 2025, Brasil e Japão celebram 130 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. Aos presentes, o petista exaltou os valores em comum entre os dois países: paz, democracia, multilateralismo e desenvolvimento sustentável.
“Comemoramos 130 anos de relações diplomáticas, sustentado pelo respeito mútuo e pela colaboração contínua. Nossas trajetórias se entrelaçam e se reforçam. O Brasil hospeda a maior comunidade nikkei fora do Japão. É imensurável a contribuição japonesa para a economia, a agricultura, a industrialização e a cultura brasileira”, elogiou Lula.
Presidente Lula participa do jantar oferecido pelo Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako https://t.co/Su36dONPL2
— Lula (@LulaOficial) March 25, 2025
Sobre emergências climáticas e inclusão social, o presidente fez menção a um discurso proferido por Naruhito em 2018, quando esteve em Brasília, à época, na condição de príncipe-herdeiro. O imperador apelou à comunidade internacional para priorizar o fornecimento sustentável de água e saneamento.
Leia mais – Efeito Lula: Brasil é o 2º maior destino de investimento externo, atrás só dos EUA
“Suas preocupações não poderiam ser mais atuais e relevantes. Como país que abriga a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo, o Brasil está comprometido com um modelo de sustentabilidade baseado na inclusão social. Contatos com firme engajamento do Japão na COP 30, em Belém do Pará”, resumiu Lula.
Boas-vindas a Lula e Janja
Cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial pelo Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako. 🇧🇷🇯🇵
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/KiJ7GApfQh
— Lula (@LulaOficial) March 25, 2025
Pela manhã, Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, foram recebidos por Naruhito e por Masako no Palácio Imperial para uma cerimônia de boas-vindas. Eles ouviram o hino do Brasil e do Japão, antes de passar em revista as tropas. Lula e Janja foram homenageados com as canções Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
A relação Brasil-Japão foi elevada à condição de Parceria Estratégica e Global em 2014, durante visita oficial de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe à ex-presidenta Dilma Rousseff.
PTNacional, com Site do Planalto