O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi confirmado, nesta segunda-feira 9, como um dos finalistas na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no prêmio Globo de Ouro, um dos mais importantes do mundo no setor de cinema e televisão. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no filme, concorrerá na categoria de Melhor Atriz de Filme (drama).

O longa é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e aborda a história de Eunice Paiva na luta pelo reconhecimento do sumiço e da morte de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, durante a ditadura militar.

O título brasileiro disputa a premiação com outros quatro filmes em língua não inglesa. São eles:

  • Tudo Que Imaginamos Como Luz, da diretora Payal Kapadia, produzido nos EUA, França e Índia;
  • Emilia Pérez, de Jacques Audiard, produzido na França;
  • A Garota da Agulha, dirigido por Magnus Von Horn e produzido na Polônia, Suécia e Dinamarca;
  • A Semente da Figueira Sagrada, de Mohammad Rasoulof, produzido nos EUA e na Alemanha;
  • Vermiglio, dirigido por Maura Delpero, produzido na Itália;

Antes da exibição no Brasil, o longa foi premiado na 81ª edição do Festival de Veneza como melhor roteiro. Com grande destaque na bilheteria nacional, Ainda Estou Aqui já alcançou 47,5 milhões de reais até o início de dezembro.

Já Fernanda Torres disputará o prêmio de Melhor Atriz contra Angelina Jolie (Maria), Kate Winslet (Lee), Nicole Kidman (Babygirl), Pamela Anderson (The Last Showgirl) e Tilda Swinton (O quarto ao lado).

A indicação da brasileira ocorre 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada na mesma categoria. Na ocasião, a atriz disputou a premiação pelo seu papel em Central do Brasil, filme de Walter Salles de 1999.

Poucos minutos após o Globo de Ouro confirmar as indicações da atriz e do longa aos prêmios, o presidente Lula (PT) postou uma imagem em que aparece, acompanhado da primeira-dama Rosangela da Silva, a Janja, ao lado da atriz Fernanda Torres. “Na torcida. #GoldenGlobes”, escreveu Lula na legenda.

O Globo de Ouro

Reconhecido como um dos grandes eventos da indústria cinematográfica, a 82ª edição do Globo de Ouro ocorre em 5 de janeiro de 2025. Para críticos e cinéfilos, a premiação é vista como um termômetro para o Oscar, que acontece em 2 de março.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/12/2024