‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro

O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi confirmado, nesta segunda-feira 9, como um dos finalistas na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no prêmio Globo de Ouro, um dos mais importantes do mundo no setor de cinema e televisão. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no filme, concorrerá na categoria de Melhor Atriz de Filme (drama).

O longa é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e aborda a história de Eunice Paiva na luta pelo reconhecimento do sumiço e da morte de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, durante a ditadura militar.

O título brasileiro disputa a premiação com outros quatro filmes em língua não inglesa. São eles:

  • Tudo Que Imaginamos Como Luz, da diretora Payal Kapadia, produzido nos EUA, França e Índia;
  • Emilia Pérez, de Jacques Audiard, produzido na França;
  • A Garota da Agulha, dirigido por Magnus Von Horn e produzido na Polônia, Suécia e Dinamarca;
  • A Semente da Figueira Sagrada, de Mohammad Rasoulof, produzido nos EUA e na Alemanha;
  • Vermiglio, dirigido por Maura Delpero, produzido na Itália;

Antes da exibição no Brasil, o longa foi premiado na 81ª edição do Festival de Veneza como melhor roteiro. Com grande destaque na bilheteria nacional, Ainda Estou Aqui já alcançou 47,5 milhões de reais até o início de dezembro.

Já Fernanda Torres disputará o prêmio de Melhor Atriz contra Angelina Jolie (Maria), Kate Winslet (Lee), Nicole Kidman (Babygirl), Pamela Anderson (The Last Showgirl) e Tilda Swinton (O quarto ao lado).

A indicação da brasileira ocorre 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada na mesma categoria. Na ocasião, a atriz disputou a premiação pelo seu papel em Central do Brasil, filme de Walter Salles de 1999.

Poucos minutos após o Globo de Ouro confirmar as indicações da atriz e do longa aos prêmios, o presidente Lula (PT) postou uma imagem em que aparece, acompanhado da primeira-dama Rosangela da Silva, a Janja, ao lado da atriz Fernanda Torres. “Na torcida. #GoldenGlobes”, escreveu Lula na legenda.

O Globo de Ouro

Reconhecido como um dos grandes eventos da indústria cinematográfica, a 82ª edição do Globo de Ouro ocorre em 5 de janeiro de 2025. Para críticos e cinéfilos, a premiação é vista como um termômetro para o Oscar, que acontece em 2 de março.

Artigo Anterior

Índia fortalece defesa com Rússia, mas muda rumo nas armas

Próximo Artigo

Israel ataca Síria com armas químicas após queda de Assad

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!