A comemoração reuniu lideranças políticas, sindicais e acadêmicas para valorizar os profissionais da saúde no mês da enfermagem


A deputada estadual Lilian Behring (PCdoB) participou, na tarde da última segunda-feira, 19, da cerimônia de celebração dos 25 anos do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj), realizada no Anfiteatro Ney Palmeiro, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj. Com o tema “Enfermagem: a competência e a coragem que salva vidas”, o evento fez parte das celebrações do mês da enfermagem e reuniu lideranças políticas, acadêmicas e sindicais comprometidas com a saúde pública e a valorização do trabalho das categorias da área.

Leia também: Senado avança em proposta que extingue reeleição para chefes do Executivo e amplia mandatos

Estiveram presentes na mesa de abertura, ao lado da deputada Lilian, as deputadas federais Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ); a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva; a coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves; o pró-reitor de Saúde da Uerj, Ronaldo Damião; o diretor do Hupe, Rui de Teófilo e Figueiredo Filho; a vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Sonia Alves; a representante da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Eliane Soares de Araújo; e o delegado sindical do Sintuperj no Hupe, Jorge Luis Mattos de Lemos, o Gaúcho.

Em sua fala, Lilian Behring fez uma defesa contundente da saúde pública e do trabalho da enfermagem, ressaltando que a valorização da categoria deve caminhar junto com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

“A gente diz que enfermagem rima com coragem, porque o legado dessa profissão é ser a maior categoria de saúde e salvar vidas. A perseverança de lutar por uma saúde pública de qualidade não é apenas uma pauta do estado do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil”, afirmou a deputada. “O sindicato é a luta do trabalhador. Quando o trabalhador tem dignidade, especialmente o da enfermagem, que está 24 horas ao lado do paciente, nós também oferecemos dignidade a quem precisa de cuidado naquele momento de fragilidade”, completou Lilian.

A parlamentar ainda agradeceu ao Sintuperj pelo histórico de luta e reafirmou o apoio de seu mandato às pautas da categoria.

“Tenho orgulho de caminhar ao lado de quem nunca abriu mão de defender os direitos dos trabalhadores. Parabenizo a Cassia Gonçalves, uma liderança incansável, e toda a direção do Sintuperj por esses 25 anos de história. O sindicato é o elo que protege os que constroem a universidade pública, a saúde e a educação com trabalho diário e comprometimento”, disse Lilian.

União política em defesa da enfermagem

A coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves, também fez uma fala emocionante, relembrando os avanços conquistados pela categoria com a atuação sindical.

“Esses 25 anos representam um histórico de luta e conquista sobre os nossos salários, da reformulação da nossa carreira. A maioria da nossa atual chapa é composta por trabalhadores da enfermagem, e temos um compromisso muito grande com essa classe. É uma atuação que protege não só quem está na ativa, mas também quem já passou por aqui. Essa é a essência do sindicato.”

A deputada federal Jandira Feghali reforçou o papel político dos sindicatos na construção de um serviço público forte e de qualidade.

“A enfermagem é a maior categoria de saúde do país. Não existe SUS sem enfermagem. Esses profissionais são decisivos na construção da assistência integral. Estar aqui na minha universidade, celebrando os 25 anos do Sintuperj, é reafirmar que o fortalecimento do movimento sindical é essencial para o futuro do Brasil.”

Já a deputada federal Enfermeira Rejane lembrou da luta no Congresso Nacional para garantir os direitos da categoria.

“Estamos lutando pelo reajuste do piso salarial, vetado pelo governo anterior, e pela aprovação da PEC 19, que define a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem. Essas são pautas fundamentais que o nosso mandato continuará defendendo com firmeza.”

Compromisso com a saúde pública

O evento comemorativo reforçou a importância da união entre o parlamento, o movimento sindical, a universidade e a sociedade civil na defesa de um SUS forte, da valorização dos profissionais da saúde e da manutenção dos direitos trabalhistas. A deputada Lilian Behring encerrou sua participação reafirmando o compromisso do mandato com essas lutas.

“Seguiremos ao lado da enfermagem, dos trabalhadores da saúde, da educação e de todo o povo que depende do serviço público. Nosso mandato está à disposição de quem constrói um Brasil com mais igualdade, mais cuidado e mais respeito.”

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/05/2025