Senado Federal já aprovou o PL 2159/2021, que praticamente acaba com o licenciamento ambiental brasileiro e permite que empreendimentos potencialmente poluidores sejam instalados sem que haja os devidos estudos de impacto ambiental. Agora o projeto segue para a Câmara dos Deputados e depois volta ao Senado. Movimentos sociais e ambientais estão mobilizados para barrar este projeto, que tem amplo patrocínio dos grupos econômicos com atividades mais danosas ao meio ambiente. Bora nos engajamos nessa luta?
✊✊🏼✊🏾 Para debater o projeto, seus efeitos danosos à estrutura legal que ampara a proteção ambiental brasileira e as ações dos movimentos sociais e ambientais na luta contra o projeto, convidamos:
📌 Ambientalista e deputado federal pelo PT-SP, Nilto Tatto coordena a Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional e ocupa a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente na Câmara dos Deputados. Além de vice-líder do PT, Tatto integra as Comissões de Constituição e Justiça e de Defesa do Consumidor da Casa. Na campanha vitoriosa de Lula à presidência da República em 2022, Nilto coordenou o programa de governo na área ambiental. Cofundador do Instituto Socioambiental (ISA), Nilto Tatto é amplamente reconhecido por sua atuação nas pautas socioambientais, especialmente na defesa dos direitos indígenas e quilombolas, bem como na promoção da agricultura familiar, da alimentação saudável, dos direitos humanos e dos direitos dos animais. É uma das principais vozes contra o desmonte das políticas ambientais no Congresso Nacional.
📌 Perla Carolina Leal Silva Müller é advogada, graduada e mestre em Direito pela UNESP, especialista em Direito pela UFU, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Ribeirão Preto, membra da FADS e vereadora em Ribeirão Preto pelo PT;
🗣️ O âncora desta edição será Wallace Rafael Rocha Lopes, que é analista ambiental do Ibama desde 2009, diretor adjunto da Ascema Nacional; compõe o quadro de agentes ambientais federais e coordenadores de operações de fiscalização ambiental no Cerrado e na Amazônia; e membro da FADS. É mestre em Engenharia Ambiental (UFT) e doutorando em Desenvolvimento Sustentável (UnB).
📢📢📢 Anote aí – Fala FADS “PL da Devastação pode acabar com licenciamento ambiental. Bora agir pra barrar esse absurdo?”, nesta quarta-feira, 21 de maio, a partir das 18 horas, na TV GGN.
Para saber mais sobre a FADS, acesse nossos perfis https://www.facebook.com/falafads e https://www.instagram.com/fads.br. Veja todos os debates Fala FADS que já produzimos por meio da playlist https://www.youtube.com/playlist?list=PLZUPpD2EGpfqa-G493yxOw2VVfQ1G5idO.