O Partido Socialista conquistou uma vitória esmagadora nas eleições do Reino Unido, nesta sexta-feira (5). Segundo os dados oficiais, a legenda de centro-esquerda conseguiu mais de 412 assentos para o Parlamento britânico.

Eram necessários apenas 326 assentos dos 650 disponíveis na Casa para vencer o Partido Conservador, que dominou o poder por 14 anos. 

Com isso, Keir Starmer, líder dos Socialistas, foi nomeado o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Hoje (5), ele teve uma reunião com o rei Charles III e já ocupa oficialmente o cargo.

O rei recebeu hoje em audiência o honorável deputado Keir Starmer e solicitou que formasse uma nova administração. Sir Keir aceitou a oferta de Sua Majestade e beijou as mãos ao ser nomeado primeiro ministro e primeiro-lorde do Tesouro”, diz comunicado do Palácio de Buckingham.

Starmer assume o posto que era ocupado pelo conservador Rishi Sunak desde outubro de 2022. Mais cedo, o líder da oposição apresentou sua renúncia ao rei Charles, depois do seu partido ficar com apenas 120 cadeiras no Parlamento. 

Temos que devolver a política ao serviço público. Mostrar que a política pode ser uma força para o bem“, declarou Starmer, durante discurso ontem. “Quer você tenha votado no Partido Socialista ou não – na verdade, se você não votou – eu lhe digo, meu governo irá servi-lo”, acrescentou.

Fortalecimento da democracia

Ainda ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Starmer pela vitória. “Desejo um ótimo mandato. Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”, escreveu o mandatário, em publicação no X, ex-twitter.

Com informações da CNN.

Leia também:

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 05/07/2024