Boato – Vídeo afirma que os municípios maranhenses de São Félix de Balsas e São Roberto, com 9 mil habitantes somados, registraram 101 mil aposentadorias no INSS e que os beneficiários seriam mortos que votaram em Lula em 2022.
Análise
O caso do escândalo dos descontos indevidos no INSS tem suscitado diversas acusações falsas contra o governo atual. Agora, tem circulado nas redes sociais, especialmente entre grupos simpáticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, um vídeo em tom conspiratório.
Nele, um homem afirma que dois municípios do Maranhão – São Félix de Balsas e São Roberto – que juntos somam cerca de 9 mil habitantes, teriam registrado um total absurdo de 101 mil aposentadorias no INSS apenas em fevereiro de 2024.
Segundo o autor do vídeo, além da disparidade nos números, grande parte desses aposentados estariam mortos e teriam votado nas eleições de 2022 – supostamente, em Luiz Inácio Lula da Silva. O material ainda sugere que o INSS estaria envolvido em um esquema de fraude que beneficiaria a esquerda brasileira. Veja abaixo o conteúdo e a transcrição que tem circulado online:
Texto: 2 municipios do Maranhão com 9 mil habitantes no total (4500 cada) tem … 101 mil aposentados ?! A Esquerda “Roubava a Varejo”, agora “Atacado” nessa postagem se vê que em dois municípios do Maranhão com 4.500, os dois municípios com 9.000 habitantes, que não é nem 10% do total de aposentados que é 101 mil que se for um salário é um desvio de mais de um milhão e meio todo mês desviados da saúde, educação e segurança.
Transcrição: Bom, gente, outra curiosidade aqui, eu não tô conseguindo, tá, publicar dois documentos, tá, que eu consegui dos de dois municípios do Maranhão: São Félix, das Balsas e São Roberto. Esses dois municípios do Maranhão, juntando os dois, dão 9.000 habitantes. Dos municípios, juntando a população, são 9.000 habitantes. Mais curioso, tá, isso aí em fevereiro, tá, de 2024 São Félix e São Roberto lançaram, lançaram, projetaram 101.000 novos aposentados. Dos municípios que juntando ambos, só dão 9.000 habitantes, tá? Viraram na maciça do INSS. Maciça é quando vira a folha de pagamento do INSS. Mais de 100.000 novos aposentados, fevereiro de 2 2024. Como dois municípios, que somando toda a população, só tem 9.000 pessoas, como que os dois junto conseguiram, tá? Conseguiram aposentar 100.000 pessoas. Ponto. Vamos para o segundo ponto.
Desses 100.000 novos aposentados, desses 100.000 novos aposentados, 90.3, tá? 90 e acho que me aparece 93.000 deles, tá? São mortos. Morreram, já morreram, já morreram. Morreram no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte, morreram na Paraíba, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, mas foram se aposentar em São Félix e São Roberto. Vocês estão vendo o tamanho da coisa? Aí eu queria perguntar a vocês o seguinte: o esquema do INSS vem desde, como tão falando aí, né? Agora já chegaram a 2014. Mães em 2024, tá? 2023 e 2024 foram os anos calendários em que o INSS mais aposentou pessoas. Olha, aí depois fala: “Isso é lógico, porque o INSS modernizou e tá acelerando o processo de aposentadoria”. Bom seria se fossem pessoas que realmente trabalharam, né? Não mortos. Polícia Federal tem que mexer a isso.
Eu tenho Vocês vejam aí que eu tenho uma publicação que isso aparece tudo em tudo escuro. Eles não deixam você publicar, não deixam você publicar. A própria plataforma do Kawaii vem travando meus vídeos. Teve um agora que eu fiz anteriormente que eles tiraram a voz, tiraram a voz, tá? Quando eles deixam, alguns que eles deixam eu expor, tá? São poucos, tá? Eu fiz um, gente, onde eu postei, eu postei a planilha de aposentados em 2023 e 2024 do Maranhão. A de 2024 a planilha mostra os 101.000 aposentados em São Félix e São Roberto, onde só existem 9.000 pessoas, tá? Agora, eu estou eu estou num patamar de investigação incrível, tá? Eu tô quase conseguindo, eu tô fazendo com parceria com os amigos com alguns amigos de cartórios. Existem desses 100.000 eleitores de São Félix e São Roberto, esses aposentados, eles são eleitores ativos na última eleição de presidente. Os caras tão mortos, mas os caras, olha, isso e esses são patriotas, tá? Mortos se aposentaram, mas votaram também, cumpriram ali o seu papel, né? Em quem vocês acham que esses eleitores de São Roberto e São Félix votaram?
Será que foi no Bolsonaro? Vamos dar o direito da dúvida, né? Eu acho que que não. Eu acho que não. Eu acho que não. Polícia Federal, investigue aposentadoria de São Félix e São Roberto no Maranhão. Cada município tem 4.500 moradores. Como que em 2024, em 2024 em fevereiro, se aposentou tanta gente num município tão pequeno? Da onde saíram eles, hein? Da onde saíram? Da das mentes criminosas dos petistas, das mentes criminosas. Eles foram ressuscitando, olha, mais um eleitor eleitor para o companheiro, mais um eleitor para o companheiro. Aposenta eles, aposenta eles. Ridículo, ridículo. Que país é esse, onde quem trabalhou de verdade, olha, tem pessoas aí aguardando há 6 anos na fila do INSS, já passou o tempo se aposentar e não consegue. Aí mortos tem esse privilégio, né? Ou seja, a prioridade está sendo dada aos mortos.
Checagem
Apesar do alarde, o vídeo mistura dados absurdos com teorias da conspiração e não passa de um fake. Para entender melhor, vamos responder a três perguntas centrais: 1) Dois municípios do Maranhão (São Félix de Balsas e São Roberto) com 9 mil habitantes registraram 101 mil aposentados? 2) Há provas de que mortos foram aposentados pelo INSS do governo Lula? 3) É verdade que as pessoas aposentadas nos municípios do Maranhão são mortos que votaram em Lula?
Dois municípios do Maranhão (São Félix de Balsas e São Roberto) com 9 mil habitantes registraram 101 mil aposentados?
Não. Não há qualquer dado oficial do INSS que aponte que essas cidades tenham registrado 101 mil aposentadorias. Os números divulgados pelo vídeo são completamente incompatíveis com a realidade demográfica. São Félix de Balsas tem cerca de 4.400 habitantes, e São Roberto, pouco mais de 4.500, segundo o IBGE.
Um total de 101 mil aposentadorias equivaleria a mais de 11 vezes a população total das duas cidades juntas. Se, de fato, existisse esse registro, já teríamos um desconto que transcenderia uma conta aleatória de rede social e chegaria à mídia e à oposição.
Há provas de que mortos foram aposentados pelo INSS do governo Lula?
Não. A Controladoria-Geral da União (CGU) e o próprio INSS não registraram nenhum escândalo com essas características em 2023 ou 2024. O vídeo não apresenta documentos verificáveis e não há registros públicos que sustentem esse número de aposentadorias nem uma operação da Polícia Federal nesses municípios (o máximo que há é o cidadão dizendo que “publicou as planilhas no Kwai” e foi censurado). O site do CGU divulga todas as investigações relevantes, e nada semelhante foi noticiado.
É verdade que as pessoas aposentadas nos municípios do Maranhão são mortos que votaram em Lula?
Também não. A acusação de que “mortos votaram em Lula” já circula desde 2022 e foi desmentida por diversos veículos de checagem. Um exemplo é esta análise do Boatos.org, que mostrou que os supostos eleitores mortos nunca foram identificados nem tiveram suas identidades comprovadas. Trata-se de uma narrativa fantasiosa, sem base em dados da Justiça Eleitoral ou de órgãos de controle.
Conclusão
As alegações de que dois pequenos municípios do Maranhão registraram 101 mil aposentadorias, sendo muitas delas de pessoas mortas que votaram em Lula, são infundadas. Não há dados oficiais que sustentem a informação e ela se baseia em narrativas conspiratórias já desmentidas anteriormente. O conteúdo do vídeo é enganoso e não passa de mais uma tentativa de desacreditar o sistema eleitoral e previdenciário brasileiro.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)